Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

CISP: uma obra de grande importância para Messias

14/08/2018 15h03
CISP: uma obra de grande importância para Messias

Alguns que fazem críticas sobre a instalação do Centro Integrado de Segurança Pública – CISP – em Messias, falam sem ter conhecimento de causa ou porque torcem pelo quanto pior melhor, é claro e evidente que esses são minoria.

É fato – e contra fatos não há argumentos -, que a população de Messias aplaude e anseia que esse importante Centro de Segurança, que irá, sem dúvidas, ajudar no combate à criminalidade no município, comece a funcionar.

Se o município não atendesse certas exigências, provavelmente o Cisp seria instalado em outra cidade e os messienses perderiam uma grande e única chance de ver diminuir o combate aos índices de violência.

Além das modernas instalações, o Cisp vai integrar as polícias civil e militar que farão um trabalho conjunto com mais estrutura material e humana, onde exercerão ações em defesa da segurança pública local, tudo isso no mesmo ambiente de trabalho, o qual é dotado de instalações modernas.

Além da integração das polícias, o Cisp irá funcionar 24 horas por dia. Serão doze policiais diariamente e, como detalhe, os casos de flagrante não serão mais confeccionados na Central de Flagrantes, em Maceió, onde, muitas vezes, policiais militares se deslocam da cidade, vão até a Central, onde lá, passam até 12h esperando que o flagrante seja confeccionado.

O Cisp conta com uma boa e moderna estrutura. São duas selas para presos em estado provisório, sala do delegado, sala do comando da PM, sala de reunião, cartório, alojamentos masculino e feminino, sala de recepção para atendimento e confeccionar boletins de ocorrências (BO), estacionamento.

Conversei com o prefeito de Messias Luiz Emílio Omena, ele falou sobre a importância do Cisp para a população messiense:

“Eu penso em primeiro lugar no povo de Messias. Tudo que nós fazemos é pensando única e exclusivamente no bem-estar da população. Para que o Cisp fosse instalado aqui, foram feitas algumas exigências e eu não poderia jamais sacrificar a população, sacrificar meu povo por causa de coisas de somenos importância, coisas essas que com tranquilidade e muita calma nós iremos resolver, ninguém tenha dúvida disso. Hoje, Messias teve uma queda muito grande da criminalidade, graças às câmeras que instalamos na cidade, e à Guarda Municipal que vem fazendo um trabalho que é reconhecido e aplaudido por todos. Mas é necessário reforçarmos a segurança da cidade e de nossa gente. O Cisp, sem dúvida alguma, vai ajudar a diminuir cada vez mais a criminalidade aqui. Nossa cidade necessitava desse reforço na força policial. Com o Cisp, vamos garantir mais segurança para toda população e o comércio em geral. Teremos uma cidade mais policiada com rondas diuturnamente. Eu seria irresponsável e leviano se por causa de coisas menores, eu deixasse o Cisp se instalar em outra cidade e perder essa grande chance de garantir mais tranquilidade à nossa população. Com a chegada do Cisp, estou cumprindo junto com o governador, o compromisso de reforçar e dar mais segurança ao cidadão messiense. A população de Messias, assim como eu, está muito agradecida ao governador Renan Filho com esse presente que nos foi dado!” afirmou o prefeito.

Com o Centro Integrado, a população vai sentir a diferença no combate ao crime na cidade. Os trabalhos investigativos, a cargo da Polícia Civil, serão mais ágeis, e o trabalho ostensivo de competência da PM será diuturno.

O Centro Integrado de Segurança Pública vai fortalecer a presença da polícia na cidade. Em Messias, apenas três policiais militares fazem o trabalho ostensivo no município e ainda por vezes são chamados a cumprir tarefas em outras localidades. Na Polícia Civil apenas um agente fica no sistema de plantão 24 horas, sem a mínima condição para investigar ou sair para fazer diligências policiais, sem falar nas péssimas condições de trabalho dos militares. Agora, com a chegada do Cisp esses fatos não mais irão se repetir.

O cidadão agora vai se sentir motivado a ir registrar uma ocorrência, comunicar um crime, porque sabe que a polícia vai contar com um maior número de policiais onde eles terão condições de ir imediatamente no local do fato sem precisar esperar horas para a chegada do reforço. Portanto, o Cisp vai garantir o melhor funcionamento das Polícias Civil e Militar.

 

 

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos