Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Messias: prefeito Luiz Emílio sai fortalecido com resultado das eleições

12/10/2018 08h08
Messias: prefeito Luiz Emílio sai fortalecido com resultado das eleições

O resultado das últimas eleições na cidade de Messias teve um sabor especial para o prefeito Luiz Emilio Omena e seu grupo político coordenado pelo ex-prefeito Jarbas Omena, onde os candidatos por ele apoiados foram eleitos - exceção apenas a Maurício Quntella que não conseguiu se eleger para o senado - o que já era esperado -. 

Como detalhe, o deputado Davi Davino foi o mais votado entre os candidatos a estadual; Sérgio Toledo obteve a maior votação para deputado federal; Renan Filho o mais votado para o governo do estado; já o senador Renan Calheiros ficou em segundo lugar, perdendo para o jovem deputado Rodrigo Cunha. O resultado do pleito reafirma a hegemonia e o prestígio dos irmãos omena em Messias.

Outro fator que merece destaque e está sendo comemorado pelo grupo político da situação, foi o fato de o senador Benedito de Lira não conseguir se reeleger para o senado, isso porque, De Lira é o maior incentivador e apoiador do principal nome de oposição em Messias, o ex-vereador Marcos Silva.

É claro e evidente que no âmbito local, Marcos Silva foi o grande derrotado, haja vista que seu ‘porto seguro’ e maior incentivador - Biu de Lira - não conseguiu renovar seu mandatado.

Essas eleições foram um duro golpe na oposição em Messias, que tinha no velho senador, a esperança de sair fortalecida para tentar quebrar a hegemonia do atual grupo político que está no poder há 18 anos. Marcos Silva sofreu um duro golpe, eu diria que ele foi ‘nocauteado’ – com o árbitro abrindo contagem – tentando restabelecê-lo.

Outro que sai como grande derrotado nessas eleições – e que terá reflexo em Messias - é o prefeito da cidade de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, que tem em Biu de Lira seu maior investidor, escudeiro e protetor. O polêmico e destemperado prefeito, assegurou que viria a Messias para apoiar qualquer candidtao que pudesse enfrentar o escolhido pela ala governista para suceder Luiz Emilio. Porém, o resultado das eleições não foi nada benéfico para o imprevísivel prefeito que, a partir de agora, terá que se preocupar com Rio Largo, porque esta cidade enfrenta problemas em áreas importantes naquela  conturbada administração.

Mesmo que Benedito de Lira venha a apoiar o grupo oposicionista messiense, esse apoio terá outras características, outra dinâmica, outro sentido, ou seja, vir com mandato é uma coisa e, sem mandato, é outra coisa totalmente diferente, porque o prestígio da velha raposa política jamais será o mesmo.

Além do mais, o prefeito Luiz Emílio tem se notabilizado por ser um gestor que constrói, realiza, está nas ruas todos os dias inspecionando obras, ouvindo os reclames da população, conhecendo seus problemas, para achar as melhores soluções. Luiz Emílio conta com o apoio de Renan Calheiros, Renan Filho, Sérgio Toledo, Davi Davino, Bruno Toledo, Paulo Dantas, Maurício Quintella e Teotônio Vilela - que, provavelmente estará em seu palanque nas eleições municipais -.

Portanto, as eleições municipais começam agora com o resultado do último pleito. Larga na frente aqueles que conseguiram eleger seus deputados, governador e senador e, a reboque, vem aqueles que não foram felizes e amargaram insucesso nas urnas, tendo uma votação inexpressiva em Messias, onde seus candidatos não foram eleitos, a exemplo do ‘dançarino’ Benedito de Lira.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos