Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

I Simpósio de Avaliação Psicológica em Maceió, reúne psicólogos e acadêmicos para capacitações

Encontro teve duração de 4 dias e contou com profissionais renomados na área.

23/01/2018 14h02
I Simpósio de Avaliação Psicológica em Maceió, reúne psicólogos e acadêmicos para capacitações
O I Simpósio de Avaliação Psicológica em Maceió-AL, que aconteceu de 18 a 21 desse mês, no auditório do Hotel Best Western Premier, reuniu dezenas de psicólogos e acadêmicos de todo o estado para uma série de capacitações em oficinas e minicursos. Participaram do evento profissionais renomados na área de Avaliação Psicológica, discutindo vários temas em prol de um diagnóstico mais eficiente do paciente.
 
Entre as palestras que ganharam destaque na programação, está a da Pós Dra Clarissa Trentini, autora de livros da coleção de avaliação psicológica e de instrumentos como “A Escala de Inteligência – WASI” e o teste de Classificação de Cartas Wisconsin. Trentini é uma das mais renomadas profissionais da área, sendo sua palestra e curso um dos mais esperados pelo público.
 
Outra palestra que ganhou destaque foi a da Dra Newra Rotta, neuropediatra. A médica participou de uma mesa redonda debatendo sobre o tema “TEA – Passado, Presente e Futuro”, junto a neuropsicóloga, Christiane Couto; a psicóloga Maria Fabiana Lisboa e a Dra. Helena Vellinho Corso. Na ocasião foram expostas formas de identificar, através da Avaliação Psicológica, os conflitos internos vividos pelos pacientes. A Dra. Newra Rotta também palestrou sobre seus mais recentes livros, “Transtornos de Aprendizagem” e “Neurologia e Aprendizagem”.
 
Em um momento final, conduzindo a conferência de encerramento e ocupando, também, destaque na programação, a Pós Dra. Anna Elisa Villemor-Amaral, autora dos instrumentos “As Pirâmides Coloridas de Pfister, Zulliger”, falou sobre Avaliação Terapêutica, onde foi abordada toda sua estrutura, assim como o que a diferencia da avaliação tradicional. O evento, que contou com momentos de muita emoção, promoveu, além das oficinas e palestras, minicursos e lançamentos de livros.
 
O Simpósio é uma realização do Instituto Cantinho do Psicólogo. A diretora e idealizadora, psicóloga Lívia Rocha Torreiro de Carvalho – homenageada no evento – diz que o evento superou as expectativas e que desde o início quis preparar um evento de qualidade para os psicólogos e acadêmicos do estado.
 
“O objetivo sempre foi focar na qualidade e não na quantidade. E o evento foi além do que nós imaginávamos. Foram várias palestras e cursos que mereceram destaque, como a palestra e curso da Dra Clarissa Trentini, Dra Newra Rotta e a Pós Dra Ana Cristina Resende, que deram um significado ainda maior pro Simpósio.”
 
Carvalho disse ainda que o evento serviu para que os psicólogos e estudantes entendessem que a avaliação não é um teste, mas algo bem mais amplo, que necessita de um estudo mais aprofundado dos aspectos do ser humano. “É muito importante entender isso, para que o uso dos instrumentos e da avaliação sejam utilizadas de forma adequada, sempre contribuindo para um diagnóstico eficiente do paciente.”
 
Participante do evento, a estudante de psicologia, Giovana Almeida, disse que o evento somou ainda mais conhecimento a sua graduação e carreira. “Foram 4 dias incríveis. Tive a oportunidade de estar perto de profissionais renomados na área da psicologia. O
 
Simpósio me proporcionou uma ampliação de conhecimentos e eu já estou ansiosa para o próximo.”
 
O I Simpósio de Avaliação Psicológica, deixa de ser Simpósio e passa a ser Congresso. Nos dias 17, 18, 19 e 20 de janeiro de 2019, acontece o I Congresso de Avaliação Psicológica em Maceió-AL. Quem não participou esse ano, pode se preparar para segunda edição do evento.

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos