Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

Articulação paulista pode mudar o cenário em Alagoas e favorecer JHC e Rui

02/02/2018 08h08
Articulação paulista pode mudar o cenário em Alagoas e favorecer JHC e Rui

Com o mundo globalizado muitos fatos ocorridos em outro país ou região pode mudar as nuances econômicas e sociais no Brasil. Mas como a articulação ao Governo de São Paulo mudaria o futuro e destino de Alagoas?

 

O PSDB hoje presidido nacionalmente pelo Governador de São Paulo Geraldo Alckmin quer lançá-lo à Presidência da República. Há 24 anos que o PSDB paulista governa o maior estado do país responsável por um terço da economia nacional. Desde Covas, passando Alckmin, Serra e agora novamente Alckmin.

 

A pré candidatura dele à Presidência criou um fato que respinga em outros estados, porém segundo jornais paulista será muito maior em Alagoas. O atual PSDB Alagoano possui o Presidente Estadual Rui Palmeira, atualmente Prefeito de Maceió deverá ser o candidato ao Governo do estado e fazendo assim palanque para Geraldo Alckmin em Alagoas. Mas porque o segundo menor estado da federação em território e décimo menor em eleitorado teria atenção especial? Aqui é a terra de Renan Calheiros e Fernando Collor.

 

Collor candidato a Presidente e Renan à reeleição no Senado atrai holofotes midiáticos e políticos. Marketeiros apostam que quem criar uma frente 'anti Renan' terá apelo nacional.

 

O PSDB Paulista avalia pela primeira vez entregar o Governo de São Paulo a outro partido. Antes os vices de Alckmin e Serra foram Alberto Goldman e Cláudio Lembo, que terminaram governo sem serem candidatos.

 

O atual vice governador paulista é Márcio França do PSB. Ele assumirá em abril em definitivo o Governo do Estado. Com isso Geraldo Alckmin avalia apoiar França à reeleição. Para em troca ter o apoio do PSB. Inclusive ventila-se Aldo Rebelo como vice presidente de Alckmin. Rebelo tem boas relações com a esquerda brasileira. Foi 4 vezes Ministro (Defesa, Ciência Tecnologia, Relações Institucionais e Esportes na época da Copa) e é nordestino, além de ter sido Deputado Federal por 20 anos.

 

Se a dobradinha vingar o PSDB reivindica apoio dos Socialistas em alguns estados dentre estes Alagoas.

 

O fato é que a união de Rui com JHC, até agora improvável, constrói uma imbatível chapa ao Governo do Estado. Mesmo que JHC não seja o candidato a vice, ele apoiando Rui dá a chance real de vitória para Palmeira. JHC foi recentemente cortejado por Renan Filho que inclusive dava possibilidade do PSB indicar o Vice. Para quem não acreditava no poder de articulação do jovem deputado ele está em aproximação com diversos nomes da política local inclusive tendo aberto diálogo com Rodrigo Cunha e Alfredo Gaspar. Além deles há quem diga que JHC hoje tem a habilidade política de construir chapa própria para Deputado Federal e Estadual em seu partido.

 

Se PSB/PSDB em nível nacional mediante a "articulação paulista" unir JHC e Rui, teremos uma grande aliança para enfrentar os Calheiros nesta eleição.

 

Com:BS

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos