Celebridades

Paulo Gustavo completa um mês internado por complicações da Covid-19

Desde o dia em que deu entrada no hospital, no Rio de Janeiro, o ator passou por inúmeros procedimentos médicos

Por Metrópoles 13/04/2021 09h09 - Atualizado em 13/04/2021 10h10
Paulo Gustavo completa um mês internado por complicações da Covid-19
Com Covid-19, ator Paulo Gustavo é intubado em hospital no Rio - Foto: Divulgação

Paulo Gustavo deu entrada, em 13 de março, em um hospital particular do Rio de Janeiro, após ser diagnosticado com Covid-19. Desde então, o ator, de 42 anos, tem travado uma intensa batalha em virtude de uma série de complicações causadas pelo coronavírus.

Segundo boletim médico mais recente, divulgado na tarde deste domingo (11/4), Paulo Gustavo teve complicações hemorrágicas e segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com o comunicado, o quadro do comediante é considerado crítico.

Evolução do quadro

À época da internação, a assessoria do artista informou que a hospitalização de Paulo se deu por conta de uma recomendação médica, mas que ele estava bem. Contudo, nove dias depois, Paulo Gustavo precisou ser intubado “para ser tratado de forma mais segura”, de acordo com a nota divulgada.

Nos dias seguintes, após oscilar entre sutis melhoras e pioras, o ator precisou ser submetido à terapia por Oxigenação por Membrana Extracorpórea (Ecmo). O procedimento visa substituir a atuação do coração e dos pulmões artificialmente.

No dia 3 deste mês, Paulo Gustavo passou por uma pleuroscopia. Foi através desse procedimento que a equipe médica identificou uma fístula bronco-pleural que impedia a adequada ventilação mecânica do humorista.

A intervenção é indicada para a análise mais detalhada da situação dos pulmões dos pacientes. Consiste em inserir uma câmera no tórax, entre os dois arcos costais, até a cavidade pleural.

Recentemente, o ator precisou de uma transfusão de sangue. Vários doadores compareceram na intenção de ajudar Paulo Gustavo, entre eles Claudia Raia e o marido, Jarbas Homem de Mello.

Apoio da família

Thales Bretas, marido de Paulo Gustavo, tem feito de seu perfil no Instagram um canal de comunicação com fãs e amigos do artista. O dermatologista compartilha todos os boletins oficiais de saúde do ator e, com frequência, se declara ao amado.

Em suas publicações, Thales reconhece a gravidade do quadro, mas se diz confiante na melhora de Paulo Gustavo. O médico faz questão de agradecer o apoio e carinho que os admiradores do artista têm demonstrado neste momento difícil.

Mãe de Paulo Gustavo, Déa Lúcia está encarando a situação com muita fé. Ela é a inspiração para um dos personagens de maior sucesso de Paulo Gustavo, a Dona Hermínia, de Minha Mãe é uma Peça. “A Mão de Deus é que está me ajudando”, desabafou Dea no Instagram.

O apoio da família se estende a irmã do ator, Ju Amaral. “Dou minha vida por você. Você é parte de mim. O que você sente, eu sinto. Do que você acha graça, eu acho também. O que você gosta de comer, eu também gosto”, declarou a produtora.

Orações dos amigos

Tata Werneck tem publicado, diariamente, pedidos de orações para Paulo Gustavo. A apresentadora, que aparece em suas redes sociais rezando o terço pela cura do amigo, compartilhou várias homenagens a Paulo. “Imagine lindas cenas com Paulo. Imaginem ele saindo do hospital feliz e fazendo piada (ele é alegria pura) . Imaginem só coisas boas! Porque assim será!”, declarou a atriz.

O também humorista Fábio Porchat declarou sua torcida pela cura do ator. O apresentador escolheu uma foto antiga na qual aparece ao lado de Paulo Gustavo e fez uma declaração comovente.

“Ele ia odiar essa foto. Ia me ligar pedindo pra eu parar de postar essas coisas antigas. Por isso mesmo que eu ‘tô’ postando. Para ele recuperar logo, sair dessa e me dar um esporro o quanto antes! Só apago se você sarar! Meu amigo, a gente precisa de você aqui! Te amo, Paulito!”, escreveu Fábio Porchat.

Mônica Martelli, parceira de elenco de Paulo em Minha Vida em Marte, confessou ter medo de perder o amigo. Nas redes, ela tem feito postagens emocionantes ao lado do ator, o qual considera um irmão.

“Meu melhor amigo. Meu parceiro de vida. Estamos te esperando. Volta logo. Está tudo triste aqui fora sem você. Você transforma a vida das pessoas com o seu poder de fazer a gente rir. Gênio. O riso é remédio. O riso que você nos provoca nos eleva. Muda nosso estado de espírito. O riso cura. Volta logo pra ajudar a gente a viver melhor. O Brasil precisa de você. Seguimos em orações. Pensamento positivo. Fé. Te amo”, disse.