Fórmula 1

Em GP movimentado, Rosberg vence e Hamilton vai da última fila ao pódio

Inglês lidera com nove pontos de vantagem para Rosberg com oito etapas para o final do campeonato

Por UOL 28/08/2016 12h12
Em GP movimentado, Rosberg vence e Hamilton vai da última fila ao pódio
Mark Thompson/Getty Images - Foto: Em GP movimentado, Rosberg vence e Hamilton vai da última fila ao pódio

Em um GP no qual o único que teve vida tranquila foi o pole position Nico Rosberg, que liderou de ponta a ponta para vencer na Bélgica, Lewis Hamilton conseguiu ótima recuperação após largar em penúltimo devido a uma punição pela troca do motor e manteve a ponta no campeonato. O inglês lidera com nove pontos de vantagem para Rosberg com oito etapas para o final do campeonato.

Quem também fez grande recuperação foi Fernando Alonso, que foi do último para o sétimo lugar com a McLaren, ganhando 15 postos na corrida. Felipe Massa foi o décimo e Felipe Nasr, o 17º, em uma prova marcada por um forte acidente com Kevin Magnussen e muitas brigas por posição, especialmente envolvendo um agressivo Max Verstappen.

A corrida começou com muita ação na pista: Verstappen não largou bem da segunda colocação e foi ultrapassado por ambas as Ferrari. O holandês tentou se recuperar colocando por dentro na primeira curva, mas foi tocado por Kimi Raikkonen que, por sua vez, ficou espremido por Sebastian Vettel. O alemão rodou e perdeu muitas posições, enquanto o finlandês ficou com o carro danificado e teve de trocar o bico. O mesmo aconteceu com Verstappen e os três acabaram indo para o fundo do pelotão.

Quem se aproveitou foi Nico Hulkenberg, que pulou para o segundo posto, atrás do pole Nico Rosberg. Felipe Massa chegou a ganhar várias posições e a andar em quinto nas primeiras voltas, mas aproveitou um Safety Car Virtual causado pelo abandono de Carlos Sainz para antecipar sua primeira parada.

O top 10 vinha com Rosberg, Hulkenberg, Ricciardo, Bottas, Perez, Grosjean, Palmer, Magnussen e Fernando Alonso, que fazia grande recuperação depois de largar em último. Depois de perder o controle a cerca de 315km/h, Magnussen teve um acidente fortíssimo na Eau Rouge. O dinamarquês saiu do carro apenas mancando, mas os danos causados à barreira de pneus fizeram com que a corrida fosse interrompida.

Como vários pilotos pararam nos boxes após a batida, Alonso, Hamilton, que largara em penúltimo, e Massa ganharam posições e pularam para quarto, quinto e sexto respectivamente, atrás de Rosberg, Ricciardo e Hulkenberg. Porém, com a bandeira vermelha, todos os pilotos puderam trocar pneus, dando vantagem a quem optou por ficar na pista logo após o acidente.

A prova foi reiniciada com Rosberg, Ricciardo, Hulkenberg, Alonso, Hamilton, Massa, Perez, Kvyat, Perez, Kvyat, Grosjean e Palmer no top 10, mas logo o piloto da Mercedes conseguiu se livrar do espanhol da McLaren. O inglês teve mais trabalho para superar Hulkenberg, mas subiu para a terceira posição na 17ª volta.

Mais atrás, Raikkonen e Verstappen voltaram a se encontrar na pista e o finlandês ficou bastante descontente com a maneira como o holandês se defendeu. Os comissários, contudo, sequer investigaram. O piloto da Red Bull também se envolveria com uma briga com a outra Ferrari, de Sebastian Vettel, novamente se defendendo de maneira agressiva.

Na 21ª volta, Hamilton inaugurou a segunda rodada de pit stops, voltando em oitavo após uma parada lenta. O inglês voltou ao terceiro posto após todas as paradas, mas era o único com os pneus macios com metade da corrida pela frente.

Assim, com 15 voltas para o fim, Rosberg mantinha uma vantagem de 10s na ponta, com Ricciardo em segundo e Hamilton em terceiro. Hulkenberg, Perez - que ultrapassou Massa e Alonso na pista - Alonso, Massa, Vettel, Bottas e Raikkonen formavam o top 10. Hamilton ainda faria uma parada com pouco mais de 10 voltas para o fim e passaria novamente Hulkenberg para garantir o pódio, atrás de Rosberg e Ricciardo. Completaram o top 10 Perez em sexto, Vettel em sexto, Alonso em sétimo, Bottas em oitavo, Raikkonen em nono e Massa em décimo.

A Fórmula 1 volta já no próximo final de semana, no GP da Itália.

Confira como ficou a classificação do GP da Bélgica após 44 voltas:

1. Nico Rosberg GER Mercedes-Mercedes - 1h 44m 51.055s
2. Daniel Ricciardo AUS Red Bull - +14.1s
3. Lewis Hamilton GBR Mercedes - +27.6
4. Nico Hulkenberg GER Force India - +35.9s
5. Sergio Perez MEX Force India - +40.6s
6. Sebastian Vettel GER Ferrari - +45.3s
7. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda - +59.4s
8. Valtteri Bottas FIN Williams - +60.1s
9. Kimi Raikkonen FIN Ferrari - +61.1s
10. Felipe Massa BRZ Williams - +65.8s
11. Max Verstappen NED Red Bull - +71.1s
12. Esteban Gutierrez MEX Haas - +73.8s
13. Romain Grosjean FRA Haas - +76.4s
14. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso - +87.0s
15. Jolyon Palmer GBR Renault - +93.1s
16. Esteban Ocon FRA MRT - +1 lap
17. Felipe Nasr BRZ Sauber - +1 lap 

Sem classificação:

Kevin Magnussen DEN Renault - cinco voltas completadas
Marcus Ericsson SWE Sauber - duas voltas completadas
Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso - nenhuma volta completada
Jenson Button GBR McLaren-Honda - nenhuma volta completada
Pascal Wehrlein GER MRT - nenhuma volta completada