Futebol

CRB é líder de torcida em Alagoas e 10º no Nordeste, aponta pesquisa do Ibope

Por Redação, com GloboEsporte.com 10/05/2018 10h10
CRB é líder de torcida em Alagoas e 10º no Nordeste, aponta pesquisa do Ibope
Torcida do CRB - Foto: Douglas Araújo/Ascom CRB

Segundo uma pesquisa nacional do Ibope Repucom, o CRB é o 10º clube mais popular do Nordeste e o primeiro em Alagoas. O resultado foi extraído da pesquisa publicada pela Revista Época e faz parte do estudo DNA Torcedor, ainda não divulgado ao público. O material foi obtido com exclusividade pelo jornalista Rodrigo Capelo com fontes do mercado. Com os dados da pesquisa, o Globoesporte.com fez um recorte apenas com os 11 clubes do Nordeste que aparecem no levantamento.

O clube mais popular da região nordestina é o Sport, que conta com 1 milhão e 890 mil torcedores, seguido do Bahia com 1 milhão e 780 mil torcedores. Os outros dois clubes que disputam a Série A do Brasileirão vêm em seguida na pesquisa: o Vitória é o terceiro na preferência popular da região, com 1 milhão e 220 mil torcedores e o Ceará vem em quarto, com 1 milhão e 120 mil torcedores. Em sequência estão Santa Cruz, Fortaleza, Náutico, Botafogo-PB, ABC e CRB.

Dentro de cada torcida, o Ibope Repucom apresenta outros dados. O instituto mapeou quantas pessoas têm o time de futebol como primeira opção e também quantas o apontam como segunda opção, isto é, um clube pelo qual se tem simpatia.

Considerando os simpatizantes, a popularidade entre Sport e Bahia se inverte. O tricolor passa a liderar e obtém maior número de torcedores também na soma dos que o escolhem como primeira e segunda opções de clube do coração.