Futebol

Autor de ‘defesa do século’ contra Pelé, Gordon Banks morre aos 81 anos

O ex-jogador foi um dos melhores da sua posição na história do futebol mundial

Por Bahia Notícias 12/02/2019 10h10
Autor de ‘defesa do século’ contra Pelé, Gordon Banks morre aos 81 anos
Gordon Banks e Pelé - Foto: David Bebber/Reuters

O ex-goleiro inglês Gordon Banks morreu na manhã desta terça-feira (12), aos 81 anos. A notícia surgiu na imprensa da Inglaterra e confirmada pelo Stoke City, clube onde atuou, após contato com a família. Ele lutava contra um câncer há um longo tempo. O ex-jogador foi um dos melhores da sua posição na história do futebol mundial.

Da família de Gordon Banks: é com grande tristeza que anunciamos que Gordon morreu tranquilamente durante a noite. Estamos devastados por perdê-lo, mas tivemos muitas memórias felizes e não poderíamos estar mais orgulhosos dele”, diz o comunicado divulgado nas redes sociais.

Gordon Banks foi campeão do mundo em 1966 com a Inglaterra. No entanto, ele se notabilizou por ter sido o autor da “Defesa do Século”. Na Copa do Mundo de 1970, Banks impediu um gol de Pelé numa cabeçada, um lance considerado praticamente impossível em evitar que balançasse as redes. Ele comentou a jogada numa entrevista.

“Foi a defesa mais importante da minha vida. Eu estava na primeira trave e tive de pular o mais rápido possível. Ao mesmo tempo, tive que pensar a que altura a bola subiria depois de tocar no chão. Quando estiquei a mão e toquei na bola, não sabia onde ela ia parar. Eu ouvi o Pelé gritar gol. Quando ele cabeceou a bola, acho que pensou que tinha sido gol, porque cabeceou muito bem”, explicou.