Esportes Brasil

Prefeitura de Maceió e IronMan garantem realização da prova em 2021

Maceió sediará a competição em 8 de agosto

Por Secom Maceió 20/07/2020 19h07
Prefeitura de Maceió e IronMan garantem realização da prova em 2021
Prefeitura de Maceió e IronMan garantem realização da prova em 2021 - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A realização da quarta edição do maior evento de triatlo da América Latina, o IronMan 70.3, em Maceió já tem data definida. Será no dia 8 de agosto de 2021 e mais uma vez contará com o apoio da Prefeitura de Maceió. A novidade foi anunciada pelo prefeito Rui Palmeira após reunião com representantes do evento nesta segunda-feira (20). Organizada para acontecer em agosto de 2020, a prova foi cancelada por causa da pandemia de Covid-19.

Assim como nos anos anteriores, a parceria firmada garante benefícios para a capital, como destaca o prefeito Rui Palmeira: “Foi muito importante a reunião com a organização do IronMan, que garantiu a realização da prova em Maceió no ano que vem e ficamos muito felizes. Esse ano não foi possível por conta da pandemia, mas temos a confirmação que no dia 8 de agosto de 2021 o IronMan estará de volta, trazendo atletas e visitantes, gerando emprego e renda para várias pessoas aqui em Maceió”, disse o gestor. “É muito bacana a gente ter uma prova tão emocionante e uma marca tão forte como o IronMan garantidas aqui na capital”, acrescentou.

De acordo com a organização da competição, os números da edição 2019 comprovam que a Etapa Maceió está entre as maiores do mundo, com 20% a mais que a média de inscritos de todas as provas Ironman. O evento esportivo de gera um impacto de aproximadamente R$ 16 milhões na economia do Município.

O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão, reconhece a importância da realização do evento no próximo ano. “O IronMan é uma grande conquista da Prefeitura de Maceió e é um privilégio contarmos com a maior marca de triathlon do mundo. Dentre os poucos destinos que irão sediar a prova a partir de 2021, Maceió felizmente está entre eles e podemos comemorar os resultados positivos que a cada ano ela nos traz”, informou.

Jair Galvão detalhou os benefícios e as conquistas a partir da prova. “São cerca de 1.500 atletas acompanhados de dois ou três familiares, chegando a quase cinco mil, com provas com sete mil participantes, gerando ocupação hoteleira, renda e oportunidade de emprego para pessoas que atuam em Maceió e fazendo com que os eventos esportivos tenham o seu papel no equilíbrio da sazonalidade e na movimentação do setor turístico”, pontuou o secretário.

Representante do IronMan Brasil, Carlos Galvão garante que o evento retornará ainda mais consolidado na capital alagoana. “É com muito orgulho e honra que noticiamos a retomada do nosso IronMan 70.3 Maceió. Esta prova já está consolidada no cenário brasileiro e mundial e vai retornar com força total em terras alagoanas, na cidade de Maceió, onde sempre tivemos o melhor dos apoios. Tenho certeza que novamente será uma das provas mais bem avaliadas do circuito mundial de IronMan”, destacou.

De acordo com uma pesquisa realizada pela World Triathlon Corporation, os participantes do IronMan 70.3 elegeram Maceió como vencedora das categorias ‘Melhor local’ e ‘Qual prova entraria no próximo ano’, consideradas as principais da avaliação. O IronMan é formado por um circuito com três etapas: 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21,1km de corrida, totalizando 113km de prova. Além da prova principal, o evento ainda conta com o IronKids, uma versão simbólica da prova para crianças.