Alagoas

Psol elege nova direção em Maceió

Por Redação com assessoria 11/04/2016 14h02
Psol elege nova direção em Maceió
- Foto: Reprodução/ Internet

A grave situação política do Brasil e a necessidade de reorganizar o Psol em Maceió para lutar por direitos para o povo foram temas principais da Plenária Municipal do partido, realizada neste domingo, 10 de abril, na associação dos moradores do conjunto professor Paulo Bandeira no bairro do Benedito Bentes.

 

Convocada pela Direção Estadual, a plenária elegeu a nova direção municipal do Psol que tem à frente o professor Alexandre Fleming. A presidenta estadual do partido, Eliane Silva, saudou o retorno de Fleming à legenda. “O companheiro Alexandre Fleming é um histórico lutador das causas sociais. Temos orgulho de tê-lo hoje de volta ao partido. Sabemos que podemos contar com ele para enfrentar os poderosos que oprimem nosso povo”, disse a presidenta.

 

A plenária contou com a presença de membros da direção nacional do Psol, o deputado estadual e presidente municipal do partido em Recife, Edilson Silva, e da presidente estadual em PE, Albanise Pires. Contou ainda com representantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e com o representante do Partido Comunista Revolucionário (PCR), Rafael Pires.

 

Nova Direção

 

A realização da plenária garante ao Psol voltar a ter, depois de meses, um diretório municipal em Maceió. Contando com oito membros - todos eles com uma trajetória de movimentos sociais.

 

“Temos em nosso diretório pessoas em que me orgulho de militar junto, como a companheira Silvana Pineda, a qual dividi a coordenação geral do SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica, Profisional e Tecnológica) em 2014/2015; o companheiro Gustavo Pessoa, o qual atuamos juntos no Pstu e no Psol, em outro momento, e hoje, assim como, eu exerce a profissão de professor no IFAL; além dos companheiros do Movimento Nacional de Luta por Moradia, os quais conheço e sei de sua combatividade”, disse Fleming.

 

Para o presidente estadual, essa composição garante uma reconstrução do partido de baixo para cima, com efetiva participação nas lutas e movimentos sociais: “Queremos dar uma nova cara ao Psol em Maceió com um profundo enraizamento popular”.

 

O Diretório Municipal eleito passa a ter a seguinte composição: Alexandre Fleming, Jonas Daniel, Silvana Pineda, Gustavo Pessoa e Daniela da Silva, como membros titulares; e Darlysson Igor, Heriglécio Ferreira, Anna Alice, como suplentes.

 

Eleições 2016

 

Mesmo com a orientação da Executiva Nacional de lançar o máximo de candidatos a vereador, bem como, garantir o lançamento de candidatos a prefeito pelo Psol na maior parte dos municípios, o novo diretório municipal decidiu que o debate sobre eleições só deve ser realizado na segunda quinzena de abril.

 

A legenda, que elegeu dois vereadores na última eleição, hoje não conta com representação no parlamento municipal. Por outro lado, tem o retorno de Alexandre Fleming, candidato à Prefeito em 2012, no qual obteve a vitoriosa marca de mais 20 mil votos (5,13%).

 

O partido pretende amadurecer o debate eleitoral em uma reunião ampliada com todos os filiados da capital para verificar possíveis pré-candidaturas a prefeito e a vereador. Mas, desde já, rechaça qualquer possibilidade de apoio ao PSDB ou ao PMDB. “É preciso uma candidatura da esquerda para mostrar ao povo que há esperança em ter uma Maceió melhor, bem diferente do que representa o atual ou o ex-prefeito”, afirmou o presidente municipal do Psol.

 

O diretório municipal deve divulgar nos próximos dias a data dessa reunião que terá como pauta eleições e a participação do partido em lutas sociais, assim como no primeiro de maio.