Polícia

Polícia Civil prende homem que assassinou ex-companheira

Acusado foi localizado e preso no bairro do Trapiche da Barra, em cumprimento a mandado de prisão

Por Redação com assessoria 27/05/2016 16h04
Polícia Civil prende homem que assassinou ex-companheira
- Foto: Ascom/PC

A Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira (27), no bairro do Trapiche da Barra, um homem que assassinou a ex-companheira em Maceió. As atividades foram desencadeadas pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), comandados pelo delegado Antônio Henrique Pinto de Farias. Estevan dos Anjos, 66 anos, era mais conhecido como "Galego".

O acusado foi localizado e preso pela equipe da especializada em cumprimento a mandado de prisão expedido pelo juiz Sóstenes Alex Costa, da 7ª Vara Criminal da Capital.

“Estevam cometeu um crime recentemente positivado no código penal, denominado feminicídio. Quando o homicídio é qualificado pelo viés de ter sido cometido na condição de violência doméstica, de acordo com o artigo 121, parágrafo 2º inciso VI”, disse o delegado Antônio Henrique.

O preso executou a vítima, identificada como Valdenice Silva Santos, utilizando uma arma de fogo, no dia 12 de janeiro do corrente ano, na Grota do Rafael, no bairro de Cruz das Almas. Na ocasião ele arrombou a porta da residência disparando vários tiros contra ela, que faleceu no local.

Assim que o crime foi cometido, a equipe da DHC se deslocou ao local, realizou os levantamentos iniciais, e intimou testemunhas. Segundo o delegado Rodrigo Sarmento, que apurou o fato, as testemunhas relataram que a vítima vivia se mudando para não ser encontrada pelo ex-companheiro, que chegou a ameaçar toda a família dela, e até vizinhos.

Após consulta no sistema da PC, Sispol, foi constatado que Estevan já havia sido preso em flagrante por policiais da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), por ter agredido fisicamente a vítima, em setembro de 2015. Após a prisão ele foi autuado pelo delegado plantonista na Central de Flagrantes I, onde passou a responder criminalmente pela Lei Maria da Penha. Outra mulher e um filho dela, também foram agredidos por ele, nos anos de 2010 e 2011.