Alagoas

IMA e Ibama firmam parceria para prevenção de acidentes ambientais

Órgãos iniciaram o monitoramento de barragens com base na Política Nacional de Segurança de Barragens

Por Agência Alagoas 16/06/2016 15h03

Como forma de aperfeiçoar o trabalho de preservação ambiental no Estado, o setor de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente (IMA) conta agora com uma equipe de emergências ambientais, que funciona em parceria com o setor de emergência ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O quadro faz parte de um plano para prevenir qualquer possível dano ambiental de grandes dimensões. “Essas ações de monitoramento e fiscalização em áreas com potencial de risco irão evitar tragédias ambientais, como ocorreu em Mariana (MG)”, disse Ermi Ferrari, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, lembrando o rompimento das barragens de rejeitos de minérios pertencente à mineradora Samarco, em novembro de 2015.

Os órgãos deram início à parceria com o levantamento de informações e monitoramento de barragens em alguns rios de Alagoas. A atividade é baseada no que institui a Lei 12334 de 20 de setembro de 2010, que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragem.

Ermi Ferrari afirmou que a equipe está verificando as estruturas das barragens e se há o licenciamento adequado para evitar possíveis acidentes ambientais. “Alagoas tem várias barragens que podem estar com a estrutura comprometida e, em caso de rompimento, podem atingir cidades e povoados. A equipe fará o levantamento das informações e, se for o caso, autuará os responsáveis”.

No dia 21 junho, a equipe do IMA participará de um curso sobre emergências ambientais com o Ibama para dar seguimento às ações em todo o Estado.