Cultura

Exposição relembra 30 anos do trabalho da artista plástica Marta Arruda

Exposição marca início das comemorações da artista plástica que trabalha com esculturas e painéis de aço

Por Redação com assessoria 19/07/2016 11h11
Exposição relembra 30 anos do trabalho da artista plástica Marta Arruda
Exposição relembra 30 anos do trabalho da artista plástica Marta Arruda - Foto: Assessoria

A artista plástica Marta Arruda vai entrar em cartaz na temporada de exposições 2016 da Pinacoteca Universitária, com a exposição "Marta Arruda - 30 anos de arte". A abertura da exposição será no próximo 21 de julho, às 20h. É a segunda vez que a artista expõe na Pinacoteca; a primeira foi em 1988.

Marta Arruda vai iniciar o período de comemoração das três décadas da sua trajetória profissional. A curadoria é de Kelcy Ferreira, que preparou a exposição de forma a apresentar uma linha do tempo, contendo, inclusive, um mini documentário com a trajetória da artista. Durante o período que estiver em cartaz, Marta também realizará oficina de modelagem como proposta educativa.

Na exposição, ela vai apresentar obras importantes de seu acervo e um “ateliê vivo”, onde será recriado seu espaço de trabalho, com equipamentos e materiais próprios. “Dediquei a essa exposição todo o meu amor e a minha vontade de mostrar ao público um pouco mais de mim e da minha obra”, disse.

A trajetória da artista teve início em 1985 e quebrou tabus ao entrar no ambiente antes só ocupado por homens: foi a primeira mulher a trabalhar com soldagem em Alagoas. Em suas primeiras peças, Marta exercitava a criatividade com restos de metais e, ao longo dos últimos 30 anos, seu trabalho com esculturas e painéis compõe paisagens urbanas de Maceió, de vários municípios alagoanos e de outros estados.

A artista já passou por diversos salões de exposição em Alagoas e no Brasil, individual e coletivamente, como no Sesc (2003) e na 3ª Bienal Nacional de Santos (1991). Colecionou prêmios como o Prêmio Banco Mundial de Cidadania (2005), do Banco Mundial, consolidando sua extensa produção e sua atuação como artista plástica.

Serviço

O quê: Exposição Marta Arruda - 30 anos de arte
Local: Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas – Espaço Cultural, Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º piso.
Abertura: 21 de Julho, às 20h
Período de Visitação: 22 de Julho a 9 de setembro (segunda a sexta, das 8h30 às 18h)
Entrada Gratuita.