Eleições 2016

TRE/AL registra mais de 500 denúncias eleitorais pelo aplicativo ?Pardal?

Propagandas irregulares lideram maioria das reclamações; São José da LaJe está no topo do ranking

Por 7 Segundos 19/09/2016 11h11
TRE/AL registra mais de 500 denúncias eleitorais pelo aplicativo ?Pardal?
- Foto: Divulgação/Internet

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) registrou, até o final da manhã desta segunda-feira (19), 551 denúncias eleitorais pelo aplicativo “Pardal”. Os números compreendem reclamações vindas de todos os municípios do estado.

O aplicativo, disponível para download pelos sistemas iOS e Android, foi lançado neste ano com o objetivo de garantir maior celeridade ao pleito de 2016. Por meio dele, cidadãos de todo o país podem fazer denúncias à Justiça Eleitoral de irregularidades praticadas por candidatos e partidos. Para o TSE, o aplicativo “é uma nova ferramenta institucional de combate à corrupção eleitoral”.

Os registros são investigados pelo Ministério Público (MPE), que avalia a consistência das informações. Em Alagoas, segundo a assessoria de comunicação do TRE/AL, a maioria das denúncias é de propagadas irregulares (34%). Em seguida, temos: uso da máquina pública, compra de votos e doações e gastos eleitorais.

O município que lidera o ranking de irregularidades é São José da Lage, na Zona da Mata. Ao todo, 61 registros foram contabilizados. Maragogi segue na vice-liderança, com 60 denúncias. Depois temos Arapiraca (30) e Maceió (30). 

“Da mesma forma que o advento da urna eletrônica permitiu caminharmos para a superação de antigas e recorrentes fraudes eleitorais, acreditamos que, com esta iniciativa, a Justiça Eleitoral abre mais uma porta para a ampliação do exercício da cidadania, chamando a sociedade a participar ativamente do controle do processo eleitoral por meio de denúncias de irregularidades”, enfatizou o presidente do TSE, Gilmar Mendes, em entrevista para o portal do Tribunal na internet.