Eleições 2016

2º turno das eleições para a prefeitura de Maceió: confira tudo o que você precisa saber!

Veja a biografia dos candidatos e suas principais propostas; votação acontece das 8h às 17h!

Por 7 Segundos 30/10/2016 06h06
2º turno das eleições para a prefeitura de Maceió: confira tudo o que você precisa saber!
2º turno das eleições para a prefeitura de Maceió: confira tudo o que você precisa saber! - Foto: Divulgação

O segundo turno das eleições para a prefeitura de Maceió acontece neste domingo (30) e o eleitor vai precisar escolher quem administrará a cidade pelos próximos quatro anos: Cícero Almeida (PMDB) ou Rui Palmeira (PSB). O Portal 7 Segundos elaborou um breve histórico e pauta os acontecimentos mais marcantes registrados durante o pleito eleitoral de 2016 na capital alagoana, bem como apresenta, de maneira simples e resumida, as principais propostas dos candidatos para que o eleitor maceioense vote consciente e faça a democracia acontecer. 

1) FORROZEIRO, CÍCERO ALMEIDA SE DEFINE COMO “BOM FILHO, PAI E AVÔ”

Cícero Almeida nasceu em Maribondo, Zona da Mata de Alagoas, em janeiro de 1958. Atualmente, ele é filiado ao Partido Democrático Brasileiro (PMDB), mas já integrou outras coligações como o PSL, PDT e PP. Ingressou na política como vereador, em 2000. Em 2004, foi eleito Prefeito de Maceió e foi reeleito em 2008 em primeiro turno, com 81,5% dos votos válidos, o maior percentual entre os candidatos nas capitais brasileiras. Em 2014, elegeu-se deputado federal. Ele já atuou como repórter policial em diversas rádios antes de ingressar na política.

OPERAÇÃO TATURANA E MÁFIA DO LIXO

O candidato foi condenado na chamada “Operação Taturana”, desencadeada pela Polícia Federal (PF), que revelou um esquema milionário de corrupção e enriquecimento ilícito por deputados estudais e funcionários da Assembleia Legislativa de Alagoas. Em 2007, os acusados foram afastados. Almeida também é réu na “Máfia do Lixo”, e é acusado de contratar empresa para a coleta de lixo em Maceió sem licitação. O prejuízo aos cofres públicos foi denunciado e estimado em R$200 milhões.

PRINCIPAIS AÇÕES

O portal 7 Segundos vasculhou o guia eleitoral de ambos os candidatos e pontua, aqui, as principais ações de Cícero Almeida quando esteve à frente da prefeitura municipal. Na área de Infraestrutura e Mobilidade, podemos citar: Eixo Viário do Farol e Viadutos Washington Luiz e João Lyra. Na área da Saúde, temos o programa de “Proteção á Gestante”, construção do Posto de Saúde João Paulo II, construção do Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF), Posto de Saúde Ib Gatto Falcão, entre outros. Outras ações sociais incluem recuperação da Praça do Skate, pavimentação de ruas do Pontal Barra e conjunto Village Campestre e implementação do programa “Primeiro Emprego”.

Ascom
 

PRINCIPAIS PROPOSTAS

CONECTA MACEIÓ: CONJUNTO DE OBRAS QUE VAI INTERLIGAR A CIDADE;
MORALIZAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO: + FAIXA AZUL, + CICLOVIAS E TRANSPORTE À PREÇO JUSTO;
8 CLÍNICAS DA MULHER E REABERTURA DO LACLIN E DENILMA BULHÕES;
URBANIZAÇÃO DAS ORLAS DE JACARECICA E GUAXUMA.

2) RUI PALMEIRA É ADVOGADO: “APAIXONADO PELA MINHA CIDADE”, DISPARA

Rui Palmeira nasceu em setembro de 1976 e é formado em Direito e pós-graduado em Direito Tributário e Finanças Públicas. Em uma rede social, ele se diz apaixonado por Maceió. Começou a carreira política como candidato a deputado estadual em 2006, sendo eleito com 21.752 votos. Ele integra, desde então, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 2011, foi eleito deputado federal e avaliado pela revista Veja como o 19º deputado mais bem avaliado do país. Em 2012, Palmeira foi eleito prefeito de Maceió e foi eleito com 57,41% dos votos válidos. Neste ano, tenta se reeleger. 


 

LISTA DA ODEBRECHT E SUPERFATURAMENTO DE REMÉDIOS

Rui Palmeira aparece está entre os suspeitos de envolvimento na Operação Lava-Jato, amplamente divulgada pela imprensa. A assessoria do candidato nega e afirma que a empresa atrelada a Palmeira, a Odebrecht, não consta entre os doadores diretos do político na campanha de 2012 e ressalta que todas as informações podem ser consultadas no site do TSE. Ele também é réu em uma ação recebida pela 14ª Vara da Justiça Estadual, que o acusa de praticar improbidade administrativa e superfaturamento de mais de R$5,7 milhões na compra de medicamentos na Secretaria Municipal de Saúde.

PRINCIPAIS AÇÕES

Entre as principais ações destacadas pelo candidato nas redes sociais, estão: implementação da faixa azul em avenidas de Maceió, entrega de 150 novos coletivos, construção de 11 novas Unidades de Saúde e duas novas UPAS, iluminação e asfalto do conjunto Santos Dumont, reforma da Praça da Faculdade e construção das vias Paulo Honda, Via Litorânea e Manoel Affonso.

PRINCIPAIS PROPOSTAS

MAIS 600 RUAS ASLFALTADAS;
CONSTRUÇÃO DA UPA JACINTINHO;
CONSTRUÇÃO DE 2 CENTROS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL;
MACEIÓ DE FRENTE PRA A LAGOA: PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO URBANÍSTICA DA ORLA LAGUNAR DE MACEIÓ. 

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER..

• Apesar de o horário de verão estar em vigência, as eleições ocorrem de acordo com o fuso local: das 8h às 17h;
• Confira o número da sua seção eleitoral antes de ir votar e não esqueça de levar um documento de identificação válido com foto;
• Quem estará fora do seu domicílio eleitoral precisa justificar a ausência do voto no dia da eleição. Nesse caso, o eleitor deve preencher e entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) nos locais de justificativa.