Alagoas

Reforma da Previdência gera clima de incerteza e eleva pedidos de aposentadoria em Alagoas

Procura pelo benefício por servidores públicos mais que dobrou em comparação ao ano passado

Por 7 Segundos com TV Ponta Verde 28/11/2016 11h11
Reforma da Previdência gera clima de incerteza e eleva pedidos de aposentadoria em Alagoas

A reforma da Previdência Social, proposta pelo presidente Michel Temer, que ainda espera aprovação em Brasília, está gerando um clima de incerteza tanto na iniciativa pública quanto na privada. Servidores e trabalhadores de todo o Brasil resolveram se antecipar e requer a aposentadoria o quanto antes. Em Alagoas, o cenário é o mesmo.

Conforme noticiado pela reportagem da TV Ponta Verde – afiliada ao SBT, os pedidos de aposentadoria no Estado mais que dobraram em comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a setembro de 2016, mais de 600 benefícios foram concedidos a servidores públicos. O número impressiona. Durante todo o ano de 2015, foram 246 requisições. Na iniciativa privada, segundo o INSS, apenas em Alagoas, foram quase 11mil pedidos este ano: 4% a mais que 2015.

Desde 2013 que o Ministério do Planejamento não registrava recordes no setor. Gilvanete Oliveira, gerente executiva do INSS, afirma que vários fatores estimularam os trabalhadores a se anteciparem. “Nós estamos na expectativa de uma reforma onde está se prevendo um aumento de idade e de tempo. Isso faz com que muitas pessoas que tem condições de se aposentar, ou acreditam que já atingiram esse patamar, a buscarem a aposentadoria com medo de prejuízos”, explica. 

O desemprego e a crise econômica, segundo ela, também contribuem para a mudança de cenário. “O desemprego no Brasil cresceu consideravelmente”, resumiu.

O texto da reforma da Previdência será enviado para a Câmara dos Deputados quando o Senado votar a PEC 55, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. As mudanças, no entanto, deixam o trabalhador em dúvida ou até mesmo insatisfeito. Entre os principais mudanças estão o aumento da idade mínima, o fim da aposentadoria especial e a redução da pensão por morte. 

A reportagem completa consta no Jornal do Dia. Confira, abaixo, o vídeo!