Educação

Ifal conquista ouro, prata e bronze em Olimpíadas de Matemática

Por Redação com Assessoria 05/12/2016 19h07
Ifal conquista ouro, prata e bronze em Olimpíadas de Matemática

Alunos do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió tiveram destaque em suas participações na Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM) e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em ambas, a escola ocupou os três lugares do pódium, sendo a única instituição de ensino de Alagoas a ter tal desempenho em ambas as olimpíadas.

Na edição 2016 da Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas – OBMEP, o Campus Maceió destacou-se nacionalmente pelos resultados obtidos: O aluno Leonardo Silva Marinho, do 3º ano do curso de Edificações, conquistou o único ouro do Ifal e o único ouro de Alagoas no nível 3 da competição. Também do Campus Maceió, Felipe Barros Silva e Rafael do Nascimento Oliveira trouxeram a prata para o Ifal e Kevyn Djhonatha Dias de Lacerda e Reginaldo Pereira da Silva Filho conquistaram o bronze para a instituição.

Além das premiações nos três lugares do pódium da OBMEP, o Ifal Maceió obteve 21 certificados de menção honrosa. Segue abaixo a listagem de alunos premiados com a menção honrosa:

ANA LETICIA DE OLIVEIRA MATOS

ANTHONY MAIK CORREA DA SILVA

CELSO LEANDRO NASCIMENTO VASCONCELOS

DIOGO RAFAEL BEZERRA GOMES

GABRIELA DA COSTA VEIGA

HANIEL SOARES LEMOS

HUGO TALLYS MARTINS OLIVEIRA

JOAO GABRIEL VALENTIM ROCHA

JONATAS MARINHO SANTOS JUNIOR

JOSE AUGUSTO DOS SANTOS SILVA

JOSE DIEGO DA SILVA

JOSE JARDENE DA SILVA RAMOS JUNIOR

JOSEFANE KEROLLAINE F DE SOUZA

KLEYTON LUIZ DA SILVA OLIVEIRA

LEMUEL CEDRIM DE CARVALHO

MARCOS PAULO SILVA OLIVEIRA

MARIA LAYANE DE OLIVEIRA CERQUEIRA

MESSIAS ZACARIAS SANTOS DE LIMA

MYLENA MARIA SALGUEIRO DE LIMA

RAFAEL LUIS ROCHA GAMA

VINICIUS TENORIO BRAGA CAVALCANTE PINTO

Olimpíada Alagoana de Matemática

Pelo 14º ano consecutivo, o Ifal Campus Maceió conquista medalhas na Olimpíada Alagoana de Matemática – OAM. Leonardo da Silva Marinho obteve a única nota dez da competição, fazendo história na OAM e conquistando a medalha de ouro especial, a única atribuída a quem obtém nota máxima na olimpíada. Também do Campus Maceió. Jonatas Marinho Santos Júnior, do 2º ano do curso de Edificações, obteve a medalha de ouro; Kevyn Djhonatha Dias de Lacerda, do 1º ano de Edificações, conquistou a prata e Rafael do Nascimento Oliveira (2º ano de Edificações) e Marcos Paulo Silva Oliveira (2º ano de Eletrotécnica), obteve o bronze.

A instituição também foi premiada na MatExpo, uma mostra de experimental de trabalhos produzidos pelos estudantes que demonstram, na prática, princípios da física e da matemática com jogos e truques. O projeto “Jogos e Truques de Rua” levou para a MatExpo um trabalho integrado entre estudantes do Ifal Maceió e a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, buscando “desmistificar” regras das ciências exatas de maneira lúdica e inovadora, utilizando jogos de cartas, dominó e truques de mágica. Os estudantes Leonardo Silva Marinho, João Gabriel Valentim Rocha , Felipe Barros Silva, Rafael do Nascimento Oliveira e Reginaldo Pereira da Silva Filho conduziram as mostras na MatExpo, conquistando a premiação na OAM.

O bom desempenho do Campus Maceió na Olimpíada garantiu à instituição de ensino, também, o prêmio como Escola Destaque da Olimpíada.