Educação

Uncisal tem curso de mestrado profissional aprovado pela Capes

Vagas serão destinadas para o público em geral, graduado, sobretudo que tenha formação na área de educação e saúde

Por Agência Alagoas com Redação 05/01/2017 19h07
Uncisal tem curso de mestrado profissional aprovado pela Capes
Curso será composto por docentes da própria Uncisal e por uma professora associada, da Universidade Federal de Santa Maria - Foto: Ascom/Uncisal

Um sonho antigo dos professores que fazem a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) se tornou realidade nesta quinta-feira (5), quando o Ministério da Educação (MEC) divulgou a aprovação do primeiro mestrado profissional da instituição. O curso recebeu nota 3 e deve lançar edital de seleção nos próximos meses.

Coordenado pela professora Almira Alves, com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, o mestrado em Educação na Saúde e Tecnologia vai oferecer 12 vagas e contará com duas linhas de pesquisa. O curso será composto por docentes da própria Uncisal e por uma professora associada, da Universidade Federal de Santa Maria.

“O mestrado é um sonho antigo, que agora se concretiza. O curso vai fortalecer a produção acadêmica e dar sentido à ideia de universidade. É uma alegria imensa participar diretamente da elaboração do projeto e ser a primeira coordenadora do mestrado. É muito gratificante para a carreira de um professor”, explica Almira Alves.

A professora ressalta, no entanto, que a elaboração do projeto contou com a participação de um grupo que atua na área Educação e Saúde. De acordo com ela, uma equipe multidisciplinar se reuniu periodicamente para formatar o documento submetido para avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Sem esforço em conjunto dos professores não seria possível concretizar este sonho”, acrescenta a professora, que atua na universidade há 11 anos.

Para o reitor em exercício da Uncisal, professor Paulo Medeiros, o mestrado em Educação na Saúde e Tecnologia é o primeiro de muitos que a universidade deve implementar nos próximos anos. Ele lembra que a universidade chegou a fazer parcerias com outras instituições, mas ressalta que este será o primeiro programa próprio de mestrado.

“A Universidade havia apresentado várias propostas, mas não conseguia aprovar um curso, porque não recebia nota suficiente. Desta vez, a professora Maria do Carmo, pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, contou com o apoio de um grupo de professores, coordenado pela professora Almira Alves, que elaborou um projeto que recebeu nota 3 na Capes. Uma grande conquista para a Uncisal, sem dúvidas”, afirma o reitor.

Paulo Medeiros destaca a importância do curso para a instituição. “Um mestrado próprio, com o curso sendo realizado aqui, com os professores da casa, com toda a produção científica que isso vai trazer e a possibilidade de a gente titular os nossos docentes, tem um impacto enorme na universidade e significa a própria existência da instituição enquanto universidade”.

O reitor lembra que o mestrado foi aprovado em um momento de transformação pelo qual passa a universidade. “A Capes divulgou o resultado na semana em uma nova ala da Uncisal, com laboratórios de pesquisa, está sendo entregue”, complementa. “Essas vagas vão ser ofertadas para o público em geral, graduado, sobretudo que tenha formação na área de educação e saúde, o que vai possibilitar uma grande capacitação para profissionais do próprio Estado”, conclui.

Tags: