Mundo

Malásia expulsa o embaixador da Coreia do Norte

Por Uol 04/03/2017 15h03
Malásia expulsa o embaixador da Coreia do Norte
Malásia expulsa o embaixador da Coreia do Norte - Foto: Reprodução/Uol

A Malásia expulsou este sábado o embaixador da Coreia do Norte no país, declarando-o persona non grata e pedindo-lhe que abandonasse o território no prazo de 48 horas.

A decisão malaia acontece quase três semanas depois de Kim Jong-nam, meio-irmão do líder norte-coreano Kim Jong-un, ter sido assassinado no aeroporto de Kuala Lumpur com uma substância química letal.

Tanto os Estados Unidos como a Coreia do Sul afirmaram que Kim Jong-nam foi morto por agentes ao serviço do regime encabeçado pelo seu meio-irmão.

Kang Col, embaixador da Coreia do Norte na Malásia, disse em Fevereiro que o seu país não podia confiar na forma como as autoridades locais estavam a lidar com as provas e acusou Kuala Lumpur de estar “em conluio com forças externas”, numa referência velada à rival Coreia do Sul.

Num comunicado divulgado este sábado, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Anifah Haji Aman, disse que a Malásia exigira um pedido de desculpas ao embaixador, um pedido que nunca chegou.

“A Malásia reagirá reagirá vigorosamente contra qualquer insulto ou qualquer tentativa de manchar a sua reputação”, acrescentou o ministro.