Alagoas

Campanha de entrega voluntária de armas recebe 17 itens em duas semanas

Na próxima semana, ônibus segue para Ibateguara e depois para o bairro do Jacintinho, em Maceió

Por Redação com assessoria 01/04/2017 07h07
Campanha de entrega voluntária de armas recebe 17 itens em duas semanas
Unidades itinerantes de coleta de armas de fogo têm contribuído com a redução de violência no Estado - Foto: Ascom/Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) contabilizou 17 itens entregues, entre armas e munições, na campanha de Entrega Voluntária de Armas de Fogo, desde que a ação foi retomada em Alagoas, no dia 20 de março.

Somente nesta semana em que o ônibus ficou estacionado na praça Marques, no centro de Arapiraca, cinco armas foram entregues de forma voluntária, duas garruchas calibres 22 e 38, um revólver Rossi calibre 38, um rifle Puma calibre 38 e uma arma artesanal.

Antes, o ônibus esteve no bairro do Vergel, em Maceió, onde coletou uma arma de fogo e 11 munições calibre 12. Na próxima semana, a unidade móvel segue para o município de Ibateguara. A partir do dia 17 de abril, o ônibus da campanha volta para a capital, onde ficará estacionado no bairro do Jacintinho.

De acordo com o gerente de Integração das Estratégias de Prevenção à Violência da Seprev, Thomas Arthur, o resultado é fruto da reformulação da campanha. “A ideia é aproximar a campanha cada vez mais da população, seja na capital ou no interior. Vale lembrar que a cada arma entregue, o cidadão recebe um valor em dinheiro, a depender do tipo de armamento”, explicou Thomas. A indenização varia de R$150 a R$ 450.

Para realizar a entrega, a pessoa deve preencher uma guia de trânsito, disponibilizada no próprio ônibus, onde também é feita a destruição parcial dos itens entregues. Qualquer pessoa pode entregar armas, munições e acessórios de forma anônima.

Para mais informações sobre a campanha basta ligar gratuitamente para o call center da Seprev por meio do 0800-280-9390.