Alagoas

Emater discute assistência técnica com prefeitura de Japaratinga

Convênio deverá ser instituído para consolidar apoio ao pequeno produtor do município

Por Assessoria Emater 12/04/2017 08h08
Emater discute assistência técnica com prefeitura de Japaratinga
Emater discute assistência técnica com prefeitura de Japaratinga - Foto: Internet

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural de Alagoas (Emater/AL) iniciou, na segunda-feira (10), diálogo com o município de Japaratinga para apoio, por meio de assistência técnica, aos agricultores familiares da região. O tema foi discutido durante reunião entre o presidente da Emater, Carlos Dias, o prefeito Júnior Loureiro, e o secretário de agricultura do município, Humberto Carneiro.

Como exposto na reunião, Japaratinga recebe pequenos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com isso é preciso buscar alternativas que estimulem o desenvolvimento econômico e social local e colaborem com o turismo, que movimenta mais de 50% da economia.

Neste cenário, o gestor municipal explica que a agricultura chega como uma dessas alternativas, tornando a cooperação técnica da Emater crucial para torná-la efetiva.

 “Temos uma terra boa, bom acesso à água e produções potenciais de mangaba, coco e pescado, por isso, queremos incentivar os pequenos produtores para que contribuam com o desenvolvimento da cidade, colaborando com a economia de Japaratinga”, ressaltou Júnior Loureiro, avaliando como satisfatório o primeiro contato com a Emater.

Em atenção às demandas apresentadas, o presidente Carlos Dias explicou que o convênio firmado com os municípios busca compor um ambiente favorável utilizando a estrutura das prefeituras e da Emater para instituir equipes de trabalho conjuntas e, ao mesmo tempo, compartilhar o conhecimento do Instituto de Inovação com as Secretarias de Agricultura.

 O secretário de Agricultura de Japaratinga, Humberto Carneiro, acrescenta que a ideia é fazer com que o município possua uma estrutura agrícola sustentável, capaz de fornecer frutos e hortaliças para toda a cadeia turística.

“Queremos consumir o que se produz aqui, diminuindo a necessidade de se trazer de fora. Então, dando prioridade à agricultura, somando o apoio da Emater, teremos um avanço significativo e até uma independência de abastecimento”, concluiu.