Economia

Após convênio com a AMA, municípios poderão emitir nota fiscal

Por Assessoria da AMA 08/05/2017 20h08
Após convênio com a AMA, municípios poderão emitir nota fiscal
O convênio assinado entre AMA, Sefaz e Sebrae vai auxiliar o desenvolvimento econômico das regiões - Foto: Assessoria AMA

Um convênio para facilitar a vida do contribuinte do interior de Alagoas foi assinado na manhã desta segunda-feira (08), na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O objetivo é levar para os municípios serviços da secretaria da Fazenda, como a emissão da nota fiscal avulsa. Hoje, apenas Maceió e Arapiraca oferecem o serviço.

O convênio assinado entre AMA, Sefaz e Sebrae vai auxiliar o desenvolvimento econômico das regiões. “Esse foi um pleito trazido pela prefeita de Mar Vermelho, Juliana Almeida, atendido pela Sefaz, a quem agradecemos a parceria, e ao Sebrae, pela disponibilização da Sala do Empreendedor. Essa é uma medida que vai gerar mais renda dentro da própria cidade”, afirmou o presidente da AMA, Hugo Wanderley.

Após assinatura, as salas do Empreendedor poderão ser utilizadas também como base fiscal, possibilitando as emissões de notas fiscais e outros serviços como emissão de documentos de arrecadação e consulta a situação fiscal.

Para o secretário George Santoro, o convênio vai possibilitar que a secretaria pulverize o seu serviço para todos os municípios, enquanto as prefeituras ficarão mais próximas da população ofertando um serviço importante. “Nesta primeira fase vamos prestar uma lista de serviços, como a emissão da nota fiscal avulsa. Mas haverá uma segunda fase do convênio em que novos serviços poderão ser incluídos”, explicou o secretário.

O Sebrae destacou a importância do convênio para o desenvolvimento econômico dos municípios e a facilidade para o microempresário. “Essa medida vai facilitar a vida do empresário que não vai precisar mais sair da sua cidade para resolver suas questões com a Sefaz”, destacou o Marcos Vieira, superintendente do Sebrae.

Também estiveram presentes na reunião o superintendente da Receita, Francisco Suruagy; o secretário especial da receita, Luiz Dias; a gerente de políticas públicas do Sebrae, Renata Fonseca.