Geral

Sefaz disponibiliza serviços em Salas do Empreendedor para municípios alagoanos

Por Agência Alagoas 09/05/2017 19h07
Sefaz disponibiliza serviços em Salas do Empreendedor para municípios alagoanos
Medida visa promover o desenvolvimento econômico municipal e minimizar as dificuldades do empreendedor em cumprir as obrigações tributárias - Foto: Agência Alagoas

O secretário de Fazenda George Santoro assinou convênio de cooperação técnica com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e o Sebrae- AL, na segunda-feria (8), para aproximar ainda mais os contribuintes de todo o Estado de Alagoas dos serviços da Fazenda pública.

A iniciativa prevê a disponibilização de atendimentos aos cidadãos sem que estes precisem se deslocar para outras regionais, uma vez que os serviços serão ofertados na Sala do Empreendedor que o Sebrae disponibiliza em todos os municípios do Estado.

“Desta forma vamos promover o desenvolvimento econômico municipal e minimizar as dificuldades encontradas pelo empreendedor no que se refere ao cumprimento de suas obrigações tributárias. A medida não vai implicar em custos financeiros adicionais para os municípios convenentes”, ressalta o secretário.

As cidades que aderirem ao trabalho vão possuir a emissão de DAR; IPVA; ITCD; ICMS; NFe Avulsa; NFC; CND em sua primeira etapa, cujo treinamento das equipes responsáveis pela execução de tais serviços  acontece de 21 a 23 de junho. Na segunda fase será ofertado o parcelamento dos mesmos impostos.

De acordo com a prefeita de Mar Vermelho, Juliana Almeida, este trabalho será prestado à comunidade com o intuito de diminuir algumas das dificuldades que o pequeno produtor possui.

“Alguns ainda são analfabetos e precisam emitir sua nota, mas não sabem manusear um computador, sem falar que ainda tinham que se deslocar de Mar Vermelho para Maribondo. Então, conversamos com o secretário e ele atendeu ao nosso pedido. Agora vamos instalar o software da Sefaz na Sala do Empreendedor do nosso município. Acredito que teremos uma adesão de mais de 50% em todos os municípios”, conclui.

O superintendente do Sebrae-AL, Marcos Vieira, explica que a Sala do Empreendedor é um elemento muito forte na consolidação das leis e é mais propício aos negócios dentro do município. Portanto, a ida da Sefaz, treinando os colaboradores e resolvendo os problemas das pessoas que eram obrigadas a se deslocar de seus municípios para Maceió é um grande avanço.

“Parabenizo o secretário da Fazenda, que coordenou tudo, fazendo com que a vida dos empresários em todos os municípios alagoanos seja facilitada e concedendo aos prefeitos mais uma oportunidade de ampliar as possibilidades aos seus limites. Alguns municípios sofrem por não terem se quer uma agência bancária, então, um convênio com a Fazenda estadual será de grande importância”, ressalta Marcos Vieira.

Na oportunidade houve também a assinatura do termo de adesão ao convênio dos municípios de Carneiros, Cacimbinhas e Mar Vermelho.