Economia

Mais de 190 mil maceioenses estão endividados, diz Fecomércio

Por 7 segundos com assessoria 11/05/2017 14h02
Mais de 190 mil maceioenses estão endividados, diz Fecomércio
- Foto: Divulgação/ Fecomércio

O Instituto Fecomércio de Estudos de Alagoas revelou nesta quinta-feira (11) o resultado da pesquisa de Endividamento do Consumidor de Maceió (PEIC) . O levantamento apontou que 197 mil pessoas estavam endividadas na capital, em abril, desse número, 100 mil (33,7%) pessoas estão com suas contas em atraso e 60 mil (20,3%) inadimplentes. Destes, apenas 37 mil possuem dívidas, mas pagaram em dia.

Em abril, 84,2% dos consumidores estavam endividados pelo uso do cartão de crédito. Outros meios de endividamento foram o uso de carnês de lojas (9%) e empréstimos pessoais (4%). Dentre aqueles que estão com as contas em atraso, 50% declararam que mais algum parente em sua residência está na mesma situação.

Dos cerca de 60 mil consumidores inadimplentes, apenas 4,5% conseguiram quitar suas dívidas em abril e 31,4% a pagaram parcialmente. Para o assessor econômico da Fecomércio, Felippe Rocha, o cenário relativo ao endividamento sofre influência direta da taxa de desemprego. Em Alagoas, foram 27 mil postos de emprego a menos nos três primeiros meses.

Todos os consumidores que utilizam o cartão de crédito, cheques, financiamentos preferem pagar seus financiamentos, em média, por meio de 5 parcelas, evitando passar a maior parte do ano endividado e tendo reduzido sua capacidade de compra ao longo do ano. É de preferência do consumidor se manter, em média, com no máximo 29% da sua renda comprometida com dívidas, criando uma relação saudável entre possibilidade de pagamento e manutenção das contas de maior necessidade em dia.

O Instituto Fecomércio entrevistou entrevistados 500 consumidores em diversos pontos de Maceió. A pesquisa está disponível no endereço www.fecomercio-al.com.br