Saúde

Após 'Dia D', vacinação contra Influenza imuniza 35% do público alvo em Maceió

Vacina está disponibilizada em 28 unidades de saúde, além de postos volantes da capital

Por 7 Segundos com informações da SMS 16/05/2017 12h12
Após 'Dia D', vacinação contra Influenza imuniza 35% do público alvo em Maceió
Vacinação contra gripe termina dia 26 - Foto: Assessoria

Mais de 35% do público-alvo, estimado em 173 mil pessoas, foram vacinados contra a gripe na capital alagoana. Os dados foram atualizados após o 'Dia D', que aconteceu no último sábado (13), em todo o país. Aqueles que não se vacinaram poderão procurar, até o dia 26 de maio, uma das 28 unidades de saúde da capital, além de postos volantes montados em shoppings e supermercados.

De acordo com o Ministério da Saúde, Arapiraca é cidade que teve melhor desempenho na vacinação, com uma cobertura vacinal de 45,26% do público alvo. Maceió aparece em segundo lugar, com um total de 35,05% das imunizações. Em seguida aparecem os municípios de Novo Lino (23,12%); Canapi (16%). Cajueiro é o município que apresenta o menor desempenho até o momento, com apenas 14,12% da população imunizada. 

A campanha tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas com até 45 dias pós parto, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (na faixa etária dos 3 aos 59 anos, mediante apresentação de comprovação médica) e professores das redes pública e privada. 

A expectativa da Sesau é vacinar pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, garantindo uma cobertura vacinal satisfatória, como a de 2016, que alcançou 96%. "Com isso, atingiremos o objetivo da campanha, de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza nessa população, que apresenta um quadro de maior suscetibilidade à doença”, disse a gerente de Imunizações da SMS, Eunice Amorim.

Gripe

Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório e por mais que não seja considerada uma doença grave, pode levar à morte, sobretudo quando aparece associada a outras complicações mais graves, como traqueobronquite ou pneumonia, esta responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38 graus, seguida de dores musculares, de garganta e de cabeça e tosse seca. A febre é o principal sintoma e dura em torno de três dias.