Alagoas

Acaba nesta quinta (15) prazo para vacinação contra aftosa em AL

Por Agência Alagoas 13/06/2017 07h07
Acaba nesta quinta (15) prazo para vacinação contra aftosa em AL
Criador que não vacinar estará sujeito ao pagamento de multa - Foto: Arquivo/Agência Alagoas

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informa que será encerrado na próxima quinta-feira (15), o prazo para que o criador alagoano vacine o rebanho de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa.

O prazo oficial da primeira etapa da campanha de vacinação de 2017, que teve início no dia 1º de maio, foi encerrado no dia 31. Mas, em função da grande quantidade de chuvas ocorridas nas últimas semanas do mês em Alagoas, à vacinação foi prorrogada até o dia 15 de junho.

Até esta segunda-feira (12), haviam sido vendidas 1.152.124 doses de vacinas contra a aftosa, sendo que 69 mil foram comercializadas no período da prorrogação de 1º até o momento.

De acordo com a Adeal, o criador que deixar de vacinar os animais estará sujeito ao pagamento de multa e demais penalidades previstas em lei, a exemplo do impedimento de comercializar e circular com os animais.

O produtor que não vacinar fica obrigado a pagar uma multa no valor de dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL), o que corresponde a R$ 242,90. No caso da não declaração, a multa prevista corresponde a 30 UPFAL ou R$ 728,70.