Polícia

Polícia Civil identifica suspeitos de roubo e furto de celulares no Pilar

Por Ascom PC 02/08/2017 16h04
Polícia Civil identifica suspeitos de roubo e furto de celulares no Pilar
Delegacia do 23º Distrito Policial do Pilar - Foto: Ascom PC

Policiais civis do 23° Distrito Policial de Pilar localizaram e identificaram alguns suspeitos com 14 aparelhos celulares que podem ter sidos subtraídos, nos últimos 30 dias. Duas pessoas que estavam com os aparelhos, sem a comprovada posse, já foram indiciadas delegado do município, José Carlos.

Atualmente, a Polícia Civil tem condições de localizar aparelhos celulares subtraídos, segundo o delegado José Carlos. ‘‘Desde que a Delegacia seja informado o número do IMEI (International Mobile Equipment Identity) do aparelho, através do Boletim de Ocorrência (BO)’’, alerta.

José Carlos orienta a todas as vítimas de perda, furto e roubo de celulares que anotem e guardem os números de IMEI’s de seus respectivos aparelhos, para que eles sejam informados à Polícia Civil, em casos de subtração.

Ele informa também que o IMEI pode ser obtido na nota fiscal, no caixa do aparelho telefônico ou, ainda, inscrito na parte de trás da bateria do aparelho celular. Outro método de obter o IMEI é digitando o código *#06*, no próprio aparelho telefônico.

O Delegado orienta à população de Pilar para não adquirir aparelhos, sem nota fiscal ou de procedência desconhecida. “Tem sido comum pessoas, sem qualquer histórico criminal, serem flagradas usando aparelhos celulares furtados ou roubados. Além do constrangimento, essas pessoas podem responder, no mínimo, pelo crime de receptação culposa’’.

‘‘Em alguns casos é possível entender que possuidor do aparelho agiu de boa-fé, mas, em outros, a justificativa é mais difícil. Por exemplo, quando se adquire um aparelho celular, sem nota fiscal, em feiras livres, assume-se o risco de se comprar um aparelho de origem ilícita e o adquirente pode responder criminalmente a depender do caso concreto”, confirma do delegado.

Ele disse ainda José Carlos ainda informou que os 14 aparelhos foram devolvidos aos proprietários e outros cinco foram localizados e quem estiver de posse será intimado, nos próximos dias. “A equipe da Delegacia está sendo preparada para que esse trabalho de recuperação de celulares seja uma constante na Delegacia, com intuito de reduzir este tipo de crime. É importante que a população ajude não adquirindo aparelhos desconhecidos e informando IMEI’s nos boletins de ocorrência”.