Política

Condenado por desvio de recursos em Alagoas, Ronaldo Lessa é absolvido no STF

Por 7 Segundos Maceió com Agência Brasil 03/10/2017 16h04
Condenado por desvio de recursos em Alagoas, Ronaldo Lessa é absolvido no STF
Ronaldo Lessa - Foto: Blog do Tinho

Nesta terça-feira (03), o deputado federal e ex-governador do Estado Ronaldo Lessa (PDT) foi absorvido pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) da condenação pelo crime de peculato. Por unanimidade, o colegiado anulou a sentença da Justiça Federal em Alagoas, que condenou o parlamentar a 13 anos e quatro anos de prisão por supostos desvios de recursos públicos durante o período em que foi governador do estado.

Seguindo voto do relator, Edson Fachin, os ministros entenderam que Lessa foi condenado com base em acusações que não constavam na denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF). Os fatos envolvem as obras de macrodrenagem do Tabuleiro dos Martins, um dos bairros de Maceió, capital alagoana. Além disso, a turma entendeu que também não ficou comprovada a participação do então governador nos supostos desvios.

O caso chegou ao STF em 2014, quando Lessa foi eleito deputado federal e passou a ter foro privilegiado para ser julgado pela Corte. Além de Fachin, votaram pela absolvição os ministros Celso de Mello, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.