Mundo

Jacarés mantêm focinho fora de lago congelado para sobreviver ao frio nos EUA

Solução permite que animais respirem e entrem em processo de hibernação. Vídeo mostra administrador de parque tocando em animais, que não demonstram reação.

Por G1 10/01/2018 17h05
Jacarés mantêm focinho fora de lago congelado para sobreviver ao frio nos EUA
Jacarés mantêm focinho fora de lago congelado para sobreviver ao frio nos EUA - Foto: Reuters

Um grupo de aligátores (gênero de jacaré encontrado nos Estados Unidos) está usando uma técnica curiosa para sobreviver à onda de frio extremo que atinge os EUA. Eles mantêm apenas o focinho fora das águas congeladas de um rio, o suficiente para garantir que respirem e mantenham o aquecimento necessário aos seus corpos.

Os animais então podem entrar em segurança no processo de brumação, como é chamada a hibernação dos répteis, durante o qual eles reduzem sua temperatura corporal e o funcionamento de seu metabolismo para sobreviver.

Quando as temperaturas subirem, o processo será suspenso, eles começarão a termorregular a temperatura corporal e tudo voltará ao normal.

Diversos animais foram filmados apenas com a ponta de seus focinhos para fora de um lago congelado no parque Shallote River Swamp, em Ocean Isle Beach, na Carolina do Norte (veja o vídeo acima).

O administrador geral do parque, George Howard, chega até mesmo a acariciar e manipular os focinhos sem que os aligátores demonstrem qualquer reação.

Recordes de frio

Os Estados Unidos enfrentam nas últimas semanas uma onda de frio extremo, com 39 recordes de baixas temperaturas na costa leste quebrados apenas no último domingo (7), segundo a CNN. Ainda de acordo com a emissora, 12 pessoas morreram em diferentes estados por problemas relacionados ao frio.

Milhões de pessoas foram afetadas por estados de alerta e temperaturas em algumas partes do Norte chegaram a 40 graus Celsius negativos, enquanto em partes do Sul máximas estavam estimadas em 20 graus abaixo da média. O estado de Nova York decretou estado de emergência.

Logo nos primeiros dias de 2018, uma das tempestades de neve mais fortes já registradas no país atingiu partes dos estados americanos da Flórida, da Geórgia e da Carolina do Sul. Desencadeada por uma queda rápida e vertiginosa na pressão atmosférica, o fenômeno é chamado por alguns meteorologistas de "ciclone bomba", e costuma ser acompanhado de ventos fortes e muita neve.

Na região de Massachusetts, tubarões morreram e foram encontrados congelados em uma praia de Brewster pela ONG Atlantic White Shark Conservancy. Segundo a organização, os animais eram três machos de tamanho similar e morreram encalhados devido "ao choque pelo frio", que pode levar a paradas cardio-respiratórias.

Assista o vídeo