Saúde

Moradores denunciam fechamento de UBSs em Porto Calvo

As unidades ficaram fechadas por 17 dias

Por Esmerino de Lima - Estagiário* 18/01/2018 08h08
Moradores denunciam fechamento de UBSs em Porto Calvo
UBS do Alecrim I - Foto: Reprodução/Facebook

Várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Porto Calvo ficaram fechadas durante 17 dias. Os moradores da cidade procuraram o 7Segundos para reclamar da falta de atendimento durante esse período. Fechadas desde o dia 30 de dezembro de 2017, na terça-feira (16), as unidades reabriram no segundo horário.

Segundo denúncia, alguns postos médicos estão fechados porque entraram em recesso devido às comemorações de final do ano. Significa dizer que os funcionários da saúde ficaram sem trabalhar do dia 30 de dezembro até ontem (16), totalizando um período dde 17 dias com as UBSs fechadas.

A secretária de saúde, Geane Carvalho, afirmou que estava em reunião com o prefeito do município, David Pedrosa (PMDB), e também com os coordenadores, para organizar toda a equipe. Ainda de acordo com a secretária, o problema se deu porque a maioria dos profissionais tiveram os contratos rescindidos antes do final do ano e que em Porto Calvo tem muita gente trabalhando sem ser efetiva.

“A maioria dos funcionários públicos de Porto Calvo são contratados, por isso, todos os contratos foram rescindidos no dia 30 de dezembro, inclusive o meu, mas dia três de janeiro contratamos novamente todos que foram exonerados. Porém, o Hospital Municipal e o Posto de Saúde não entraram em recesso, os dois estavam atendendo normalmente com todos os profissionais”, argumentou a secretária.

Ainda segundo ela, o problema maior se deu porque a prefeitura vai realizar no meio do ano um concurso e já foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Alagoas (MP-AL) e, por isso, os contratos só foram refeitos após a assinatura de outro TAC com o MP que ocorreu ainda esta semana, com orientação do procurador do município, e a partir desta quarta-feira (17) as UBSs voltaram a funcionar.

A médica plantonista, Denilda Moura, disse que o município, desde gestões passadas, vem se empenhando muito para melhorar o atendimento ao público. “Eu vejo a realidade do município porque passo a semana toda. Além de dar plantões aqui no hospital, também sou médica da UBS unidade Caxangá, eu não tirei recesso. Trabalhei aqui, atendendo gente vindo de outros municípios porque a demanda é muito grande”, afirmou a médica.

A vereadora do município, Rosário Lins Barbosa (PDT), a  Zai, visitou algumas UBSs do município e constatou que as unidades estavam sem funcionar, acarretando um enorme problema para quem está precisando fazer um curativo, pré-natal, consultas ou pegar medicamentos. Zai publicou em seu Facebook a indignação em ver as UBSs fechadas por tanto tempo. Confira na íntegra o relato:

“Fui aos postos de saúde da Mangazala, Antarctica, Alecrim e do varadouro, para minha surpresa, continuam fechados. São essas e outras coisas que me espantam na atual gestão municipal!
 

A saúde tira férias? Quem faz fisioterapia 3 vezes por semana, está fazendo onde? Quem precisa de uma consulta, vai onde? As pessoas não adoecem e não podem se tratar esse mês?
 

Preciso de uma resposta dos responsáveis pela saúde do município. Sou representante do povo e o meu dever, a minha obrigação, é defender o direito do povo, principalmente os mais necessitados!
 

Os postos -UBS- estão de férias até quando???”.

O vereador e presidente da Câmara, Marcos Antônio (PRP), o Júnior do Ferro Velho,  informou - através de ligação - que esse é um trabalho de todos os vereadores. “Todos nós vereadores fiscalizamos as contas da Prefeitura e as UBSs também, e falamos para o prefeito todas as irregularidades encontradas, para que ele venha tomar as providências junto ao MP-AL. Esse é o nosso papel: legislar, denunciar e fiscalizar”, enfatizou Júnior.

Tentamos falar com o prefeito, porém, a nossa equipe de reportagem não conseguiu contato com o gestor. Mas segue o que foi passado pela assessoria de comunicação da prefeitura através de ligação:

“Durante todo o período de recesso, o Posto de Saúde Maria da Penha estava funcionando, mas se a UBS estivesse fechada, os usuários deveriam procurar o posto, porque na unidade estavam sendo realizados os mesmos serviços. As próprias pessoas já estavam sabendo desse recesso nas UBSs. Mas tem paciente que não deixamos de acompanhar com serviços básicos. E desde o dia 15 os contratos já estão regularizados para que os profissionais voltem a trabalhar”.