Meio ambiente

IMA analisa praias de Maceió e constata cinco pontos impróprios para banho

Por Julita Bittencourt com IMA 09/02/2018 15h03
IMA analisa praias de Maceió e constata cinco pontos impróprios para banho
Praias do Litoral Sul de Alagoas são as melhores paras banho - Foto: Assessoria

Com o verão e as férias, o número de banhistas nas praias de Maceió duplica. Mas é preciso tomar cuidado e saber em qual trecho de praia deve se banhar, para não se contaminar com doenças. De acordo com o relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), na última sexta-feira (02), 14% das praias de Maceió estão impróprias para banho. Além das praias da capital, também foram avaliadas as águas das praias e rios do Litoral Sul e Litoral Norte.

Segundo o relatório, na capital, foram analisados 20 trechos de banho. A coleta das amostras foi feita no 31/01/2018. No Litoral Norte 22 trechos de banho foram analisados e no Litoral Sul também.

De acordo com os critérios de balneabilidade, dois trechos da Praia da Avenida, um da Praia de Jatiúca, um da Praia de Cruz das Almas e um da Foz do rio Pratagy foram considerados impróprias para banho.

Critérios de balneabilidade

Segundo a resolução CONAMA Nº 274/2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o IMA seguiu os os seguintes critérios de balneabilidade nas análises das praias: Só serão são consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli (uma bactéria presente na flora intestinal) por 100 ml da amostra de água. As praias são consideradas impróprias, quando não obedecer ao critério anterior.

Litoral Sul

Também foram analisadas as praias e rios do Litoral Sul de Alagoas. De acordo com os dados, 14% dos trechos avaliados foram considerados impróprios para consumo de água. Dois trechos do Rio São Francisco/Piaçabuçú e um trecho próximo a foz do Rio Niquim estão desapropriados.

Litoral Norte

Na Região Norte de Alagoas foi a área que teve mais trechos considerados inadequados para banho. De acordo com os resultados das análises, 18% das praias analisadas não seguiam os critérios de balneabilidade. A Praia de Maragogi foi a que mais apresentou trechos impróprios para mergulhos, com três. Praia de Japaratinga apresentou um trecho abaixo dos critérios avaliados.