Alagoas

Escolas do Agreste serão pioneiras em programa de alimentação com agricultores

Por Assessoria 20/02/2018 17h05
Escolas do Agreste serão pioneiras em programa de alimentação com agricultores
Escolas do Agreste serão pioneiras em programa de alimentação com agricultores - Foto: Divulgação

O vice-governador e Luciano Barbosa esteve reunido, na manhã desta terça-feira (20), com diretores de escolas e gestores da 5ª Gerência Regional de Ensino (Gere), para debater o plano de operacionalização da compra de produtos para a merenda diretamente dos agricultores familiares do Agreste.

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Emater-AL, investirá no mínimo 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) de produtos do campo, por meio do Programa Novo Mais Educação (PNME).

O termo de adesão já foi assinado e publicado no início deste ano. O plano inicialmente abrangerá 31 escolas da Região Agreste e ligadas à 5ª Gerência Regional de Ensino (Gere).

O encontro desta terça-feira ocorreu no auditório da Escola Estadual Professora Isaura Antônia Lisboa (Epial), além da presença dos diretores das escolas, também contou com a participação do presidente da Emater/AL, Elizeu Rêgo, representantes da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Cooperativa Cooperal, bem como da nutricionista da Secretaria de Estado da Educação Ana Cristina e da supervisora de Ações Complementares da Escola da Seduc, Rosileide Queiroz.

Na ocasião, o vice-governador e secretário de Educação Luciano Barbosa revelou que pretende iniciar, pela cidade de Arapiraca, a compra dos alimentos vindos da agricultura familiar para a merenda das escolas em Alagoas.

“A região tem uma vocação natural para a agricultura familiar. O governador Renan Filho sabe da importância desse programa para fortalecer a cadeia produtiva, gerar renda no campo e qualificar cada vez mais a merenda dos nossos alunos”, salientou.

Luciano adiantou que será repassado 100% do recurso para a Emater  que, em convênio, irá fazer todo o procedimento de aquisição da merenda e distribuição com o incentivo de hábitos saudáveis nas escolas.