Cultura

Arábia Saudita segue com mudanças e mulheres poderão se alistar no Exército

Para entrar nas Forças Armadas, a mulher deve respeitar alguns requisitos, como não ser casada com estrangeiros

Por 7Segundos, com Notícias ao Mundo 26/02/2018 20h08
Arábia Saudita segue com mudanças e mulheres poderão se alistar no Exército
Medida faz parte de amplo programa de reformas no país - Foto: Faisal Nasser / Reuters

Seguindo uma série de medidas de abertura, as mulheres da Arábia Saudita poderão se alistar no Exército, de acordo com informações dos jornais locais. A iniciativa, entretanto, não inclui participações em combate.

Para entrar nas Forças Armadas, a mulher deve respeitar alguns requisitos, como ter origem saudita e ter crescido no país; possuir idade entre 25 e 35 anos, mais de 1,55m e no mínimo um diploma; e passar por checagem médica.

Além disso, não pode ser casada com estrangeiros; não pode ter antecedentes criminais ou ter trabalhado anteriormente em alguma instituição do governo ou militar; e deve morar na mesma região em que se alistará e possuir cartão de identificação nacional.

A regra faz parte de uma ampla reforma adotada pelo rei Salman para integrar as mulheres na vida social do país. O projeto é levado a cabo pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, tido como líder de fato da Arábia Saudita e que está por trás de um programa de modernização da nação, assim como de sua política externa agressiva em relação ao Irã.

Dentre as mudanças estão a autorização para dirigir, a permissão para assistir a jogos de futebol no estádio e o direito de abrir empresas sem autorização de um homem da família - o "guardião". Contudo, as associações de defesa dos direitos humanos da região notaram que o alistamento está ligado a uma das imposições mais criticadas do país: à da figura do "guardião". As mulheres ainda devem pedir permissão ao "homem da família" para casar, viajar, sair da prisão e, em alguns casos, para trabalhar e submeter-se a tratamentos médicos.

No caso da aplicação ao Exército, elas devem viver na mesma região que seu guardião, do contrário, não podem realizar a candidatura. As sauditas terão até quinta-feira (1º) para se alistar. Com informações da Ansa.