Educação

Rio Largo promove a IV Conferência Municipal Popular de Educação

Por Assessoria e 7Segundos 05/03/2018 20h08
Rio Largo promove a IV Conferência Municipal Popular de Educação
Conferência em Educação - Foto: Whatsapp

A Secretaria de Educação de Rio Largo, iniciou hoje e vai até amanhã a IV Conferência Municipal Popular de Educação (IV COMAPE). O evento acontece no auditório do Colégio Judith Paiva, com o objetivo de fortalecer as práticas e os diálogos democráticos na educação riolarguense. O objetivo é promover uma ampla participação no planejamento, avaliação e acompanhamento das políticas públicas educacionais, mediante o Plano Municipal de Educação, documento norteador das referidas políticas em Rio Largo desde a sua implementação em 2015 e que possui vigência até 2025.  

Na abertura, na manhã desta segunda-feira (5), a secretária municipal de Educação, Mirna Costa, falou da satisfação de poder, na atual gestão, promover um momento de monitoramento e reflexão sobre metas e estratégias que foram estabelecidas para a cidade em 2015 e executadas durante os dois anos seguintes.

“Diante da avaliação, de fato estabeleceremos as metas e estratégias para alcançarmos nossos objetivos. Uma de nossas grandes inquietações, quando assumimos, em relação ao Plano Municipal de Educação, foi que algumas dessas estratégias não condiziam com as condições reais de trabalho e alcance das metas. Era um plano que não expressava a realidade do município e essa é uma oportunidade para trazer essas metas e estratégias para nossa realidade, estabelecendo prazos possíveis”, explicou.

A IV Conferência é o evento mais importante para avaliar e acompanhar o Plano Municipal de Educação e, segundo o gerente de dados e informações da Secretaria de Educação, Salatiel Braga, os múltiplos olhares dos segmentos, conselhos, fóruns e escolas presentes ao encontro irão contribuir para que as políticas educacionais de Rio Largo realmente funcionem.

“O documento vai dar as diretrizes da educação do município, em consonância com os planos municipal e estadual e os municípios baseados nesses dois planos traçam suas metas e estratégias e, sendo aplicadas,não tem como dar errado”, completou.

Hoje pela manhã, aconteceu a palestra “Conjuntura do Plano Municipal de Educação de Rio largo”, com Salatiel Braga. A tarde, os grupos de trabalho se reuniram para discutir as metas a serem aplicadas. Amanhã, a partir de 9hs, os grupos voltam a se reunir para apresentarem suas sugestões e o encontro encerra-se a tarde, com a plenária final.