Geral

Trabalhadores dos Correios decretam greve por tempo indeterminado

Motivo da paralisação é a alteração na assistência médica da categoria

Por 7Segundos, com assessoria 06/03/2018 09h09
Trabalhadores dos Correios decretam greve por tempo indeterminado
Categoria decidiu durante assembleia - Foto: Ilustração

Reunidos em assembleia geral na noite da última segunda-feira (05), os trabalhadores dos Correios em Alagoas decretaram greve por tempo indeterminado a partir da 0h do próximo dia 12 de março.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas (Sintect-AL), o motivo para a paralisação são as alterações na assistência médica da categoria, impostas pela empresa e que vem recebendo apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST). 

Entre as alterações estão o pagamento de mensalidades, a exclusão de pai e mãe dependentes do trabalhador na assistência médica, além do aumento do compartilhamento para consultas, exames e demais tratamentos de saúde.

"Devido aos baixíssimos salários, desde o início da década de 1980 a assistência médica é oferecida sem a cobrança de mensalidade, sendo paga pelo trabalhador apenas em caso de uso – o que é uma conquista histórica para os ecetistas e um importante alívio para os salários combalidos. Caso as alterações sejam implantadas, centenas de trabalhadores serão obrigados, num curto espaço de tempo, a abandonar o benefício em razão de não poder pagar", afirmou Altannes Holanda.

No primeiro dia da paralisação, os grevistas se concentrarão em frente ao Centro de Distribuição Domiciliária Ponta Verde, localizado no bairro da Mangabeiras, e sairão em marcha até a Procuradoria Regional do Trabalho para pedir apoio à causa trabalhista.