Geral

Projeto Golfinho orienta crianças de escolas públicas de Maragogi

Criançada faz curso com o Corpo de Bombeiros de Militar de Alagoas

Por Maurício Silva 07/03/2018 15h03
Projeto Golfinho orienta crianças de escolas públicas de Maragogi
Crianças participam do Projeto Golfinho em Maragogi - Foto: Isac Silva

Crianças de instituições públicas municipais de Maragogi, na região Norte do Estado, estão participando esta semana do Projeto Golfinho 2018. Os alunos das escolas municipais Arlindo Estanislau Luna e Eurico Vanderlei estão participando do curso promovido pelo 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL). A criançada vem recebendo diversas orientações para concluir o curso na próxima sexta-feira (9).

O curso está no segundo ano na cidade litorânea e vem chamando a atenção dos garotos e garotas de escolas públicas da cidade. No total, são 60 alunos que estão fazendo parte do Projeto Golfinho 2018, sendo 20 crianças de oito anos no pelotão Nemo; 20 no pelotão Flip com a garotada entre nove e 10 anos; e 20 do pelotão Cação com crianças de 11 a 12 anos. As aulas ocorrem no período da tarde. O curso é liderado pelo tenente-coronel Clemens Barbosa.

Para o tenente-coronel Clemens Barbosa o projeto é muito positivo. “Que um dia essas crianças  possam se tornar futuros bombeiros”, frisou. O cabo Jonathas Albuquerque disse também que é gratificante participar do projeto. “É gratificante em ver os olhos das crianças brilharem ao realizar um pedacinho do sonho. É muito gratificante tirar um dia de serviço para estar a serviço dessas crianças”, ressaltou.

O Projeto Golfinho iniciou na segunda-feira (5) orientando as crianças sobre acidentes domésticos, primeiros socorros e prevenção de acidentes com fogo. Na terça-feira (6), as aulas foram sobre cuidados com o mar, com direito a passeio de jet-ski, banho e brincadeiras à beira mar. Nesta quarta-feira (7) o Programa de Erradicação das Drogas (Proerd) orientou as crianças, onde o canil de resgate do CBM/AL participou das atividades. Na quinta-feira (8), a garotada participa de um passeio de catamarã com palestra sobre o meio ambiente e para encerrar, na sexta-feira (9), haverá a prova de formatura com a entrega de medalhas e certificados.

O projeto existe há 12 anos em Maceió. No ano passado, o 2º Grupamento de Bombeiros Militar (2ºGBM), localizado no município de Maragogi, fez a primeira edição do Projeto Golfinho com 20 alunos. Através da abordagem de temas orientados, as crianças serão multiplicadoras da cultura da prevenção.