Polícia

Governador fala sobre violência e apresenta ‘Ronda no Bairro’ ao trade turístico

Por 7Segundos 09/03/2018 11h11
Governador fala sobre violência e apresenta ‘Ronda no Bairro’ ao trade turístico
Governo transmitiu apresentação ao vivo pelo Facebook - Foto: Reprodução/Facebook

O Governo de Alagoas apresentou na manhã desta sexta-feira (09), detalhes sobre o lançamento do programa Ronda no Bairro, na orla de Maceió.  A apresentação foi feita no bar e restaurante Lopana, na Ponta Verde, e contou com a presença do presidente da ABIH, da Abrasel, além de empresários, autoridades políticas e integrantes da Segurança Pública. Desde a semana passada os agentes começaram a atuar na região, mas o lançamento oficial deve acontecer na manhã do sábado (10).

Pelo menos 22 patrulhas com 66 patrulheiros por turno devem ajudar na segurança da área turística e uma das mais badaladas da capital. Quatro trios com motocicletas, quatro trios com bicicletas, 12 grupos de agentes a pé, duas viaturas e 132 agentes de proximidade por dia, além de um micro-ônibus de videomonitoramente devem auxiliar no combate à violência. Os números foram repassados pelo coronel Maxwell Santos, coordenador do Ronda no Bairro.

Integrantes do trade turístico também receberam folders com contatos telefônicos direto de comandantes da Polícia Militar para acelerar o desfecho das ações ofensivas.

Violência
Apesar de a imprensa alagoana ter noticiado na quinta-feira (08) que Maceió é a 14ª mais violeta do mundo, segundo dados de uma ONG mexicana, Esvalda Bitencourt, que responde pele Secretaria de Estado de Prevenção à Violência, afirmou que alagoas serve de modelo para o mundo no quesito combate à violência.

Sobre o assunto, o governador Renan Filho (MDB) foi enfático: “Alagoas foi por muitos anos o estado mais violento do Brasil e a nossa capital, Maceió, por dez anos consecutivos foi a capital mais violenta do país. E algumas coisas são muitos importantes na tomada de decisão na hora de viajar. É obvio que as nossas belezas naturais, o carinho do nosso povo, a nossa culinária, o nosso aeroporto são pontos muitos fortes e sempre trouxeram turistas para cá, mesmo na mais forte crise de violência que o estado viveu. O turismo até cresceu, até construíram-se hotéis. Mas se naquele momento do boom do país nós não fôssemos o mais violento do pais, nós teríamos com certeza, talvez o dobro de crescimento que tivemos naquele período [sic],” e continuou, “Sair desse hall é algo fundamental e algo que tem acontecido como muita ênfase. Maceió caiu da primeira capital mais violenta do Brasil para a nona em três anos”, concluiu o chefe do Executivo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, relatou que o estado tem crescido em todos os índices. “Crescemos em todos os número e números são incontestáveis. O turismo em Alagoas, diferente de outros estados do Nordeste, tem crescido e não tenho dúvidas que um dos fatores foi a redução da violência”, disse o gestor da pasta.

O Secretário Lima Junior também fez breve pronunciamento. “O programa para dar certo tem que ter amplitude e atinge pleito da sociedade como um todo e o Ronda no Bairro atinge turista, morador, empresário e principalmente colaboradores que moram em outras regiões e trabalham aqui. Eles somam mais de 20 mil somente nessa região. O programa não vem para substituir o policiamento que já existe, mas para somar com a segurança”, explicou Lima Júnior.

A novidade é a integração de um bombeiro militar por patrulha. A orla é uma região de elevada prática desportiva, e justamente por ser na orla, pode haver necessidade de salvamento aquático. Também foi observado pela SSP que é uma área de focos de incêndios, daí a necessidade de pessoas treinadas para dar primeiro suporte a incidentes dessa natureza.

Crise
“Tudo no Estado depende da solidez fiscal que o estado tem. Quando o estado é mal administrado, mal gerido, não reúne capacidade técnica, competência, bom time, capacidade de articulação política em Brasília, ele se debilita, ele se enfraquece financeiramente e quando isso começa a ocorrer nada mais é feito. Por que quando o estado não tem condições de pagar seus servidores porque está frágil financeiramente, de fazer investimento, isso na hora compromete integralmente as políticas públicas de Segurança, saúde segurança educação. A alagoas vive na contramão da crise brasileira. Enquanto lá fora eles descontinuam programas, reduzem investimentos aqui a gente está com o maior volume de investimento da nossa história em várias áreas”, relatou Renan Filho.

Somente para a manutenção do Ronda no Bairro quando for levado para o Benedito Bentes, o Governo deve desembolsar R$ 1 milhão de reais por mês.