Maceió

Condomínio de luxo em Maceió tem obra interditada após auditoria do MTE

Andaimes interditados ficam em condomínio de luxo no litoral norte

Por Ascom 12/03/2018 10h10
Condomínio de luxo em Maceió tem obra interditada após auditoria do MTE
Condomínio de luxo teve obra interditada - Foto: MTE/AL

Mais uma obra teve seus andaimes interditados, na última sexta-feira, (09), em Maceió, durante fiscalização de rotina da auditoria fiscal do trabalho, ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego. Trata-se de uma construção em um condomínio de luxo, localizado no litoral norte da capital alagoana. 

De acordo com o auditor-fiscal do trabalho, Alexandre Sabino, responsável pela ação fiscal, o andaime não estava fixado à estrutura de edificação, o que poderia causar o tombamento do equipamento. “Quando informado sobre a interdição, o engenheiro responsável alegou que era uma obra rápida e que, por isso, nem todos os dispositivos de segurança haviam sido implementados”, disse Sabino.

Alexandre Sabino destaca que a velocidade de execução de uma obra é inversamente proporcional à segurança do trabalho. “Quanto mais rápida uma atividade é executada, mais improvisos ocorrem e, consequentemente, mais acidentes graves”, alertou o auditor.

Segundo Alexandre Sabino, a obra só continua depois que as irregularidades forem sanadas. Dentre os problemas que precisam ser sanados estão o travamento do piso do posto de trabalho à estrutura metálica do andaime e a sua forração completa; deve haver uma escada de acesso ao posto de trabalho, para evitar que o empregado escale a estrutura toda vez que for subir e descer; o andaime também precisa de proteção contra queda de trabalhadores e de materiais no posto de trabalho; e deve haver um local seguro para o trabalhador ancorar seu cinto de segurança enquanto estiver exposto ao risco de queda.