Turismo

Penúltimo cruzeiro da temporada traz mais de 3.500 pessoas a Maceió

Por Secom Maceió 16/03/2018 17h05
Penúltimo cruzeiro da temporada traz mais de 3.500 pessoas a Maceió
Penúltimo cruzeiro da temporada traz mais de 3.500 pessoas a Maceió - Foto: Assessoria

O penúltimo navio da temporada de cruzeiros 2017/2018 atracou no Porto de Maceió nesta sexta-feira (16) e trouxe para a capital alagoana 3.677 pessoas, sendo 2.633 passageiros e 1.044 tripulantes. O imponente Costa Favolosa é o sétimo cruzeiro da temporada e o segundo navio do ano a aportar na cidade, onde já esteve em novembro do ano passado.

O Costa Favolosa veio de Salvador e chegou em Maceió às 11h30, de onde deve seguir para Recife às 20h, com destino ao continente europeu. A nacionalidade da maioria dos visitantes é brasileira, seguida de francesa, italiana e alemã. Além deste navio, já aportaram em solo maceioense nesta temporada os cruzeiros MSC Musica, Silver Muse (duas vezes), V. Ships Leisure Albatros, Costa Fascinosa – este último deve retornar à cidade neste sábado (17), às 12h, onde permanece até às 19h, encerrando a temporada.

Até agora, 16.603 pessoas vieram a Maceió a bordo de navios desde novembro do ano passado, quando o período teve início, número maior do que o contabilizado na temporada passada, que registrou 13.326 passageiros e tripulantes distribuídos em oito navios.

Durante a permanência dos navios na cidade, a equipe da Secretaria Municipal de Turismo de Maceió (Semtur) presta atendimento aos turistas, com a divulgação dos atrativos turísticos da capital e distribuição de materiais informativos, como mapa e o guia de bares e restaurantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas. Nesta sexta não foi diferente. Um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) temporário foi instalado em uma estrutura disponibilizada pelo Porto de Maceió e a empresa Irmãos Britto, montada no terminal para exposição de artesanato local e apresentações musicais das bandas da Guarda Municipal e do Exército.

Segundo o secretário municipal do Turismo, Jair Galvão, os cruzeiros marítimos beneficiam o destino em muitos aspectos. “Os navios trazem visitantes de várias partes do mundo para conhecer as belezas naturais de Maceió, nossa gastronomia de excelência, nossa cultura e hospitalidade. Além de aumentar o fluxo de turistas na cidade, os cruzeiros nos dão a oportunidade de divulgar o destino no âmbito nacional e internacional, além de movimentar a economia com a geração de empregos e renda”, avalia o gestor.

A temporada de cruzeiros conta com o apoio de parceiros como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Transamérica Turismo, Luck Receptivo, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e Turismo de Alagoas (Sinfetur), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e do Turismo (Sedetur), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Sococo, Exército Brasileiro e Procon Maceió.