Tecnologia

"Delete o Facebook", diz fundador do WhatsApp

Nessa terça-feira (20), a empresa havia registrado perda de quase 50 bilhões em seu valor de mercado

Por Uol Notícias 22/03/2018 09h09
'Delete o Facebook', diz fundador do WhatsApp
Brian Acton durante audiência pública que discute bloqueio judicial do aplicativo no Brasil - Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Em meio ao escândalo do roubo de dados de mais de 50 milhões de dados de usuários do Facebook, um dos fundadores do WhatsApp deu um conselho para a galera: delete a rede social.

O recado foi dado por Brian Acton, que ajudou a fundar o serviço de mensagens junto a Jan Koum, em uma publicação curta e objetiva no Twitter.

"Chegou a hora #deletefacebook", diz o tweet, publicado na noite de ontem (20).

O texto viralizou e, até o momento, já registrou mais de 6 mil republicações e mais de 12 mil likes.

A mensagem surge depois de um fim de semana conturbado para o Facebook. Um ex-funcionário contou como os dados dos usuários foram usados indevidamente pela empresa Cambridge Analytica para direcionar publicidade eleitoral. A campanha de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos foi uma nas beneficiadas.

O mais curioso é que o WhatsApp pertence ao Facebook desde 2014. A empresa foi comprada pela rede social por algo em torno de US$ 16 bilhões. Logo, mesmo que indiretamente, Acton então chegou a trabalhar para o Facebook.

Talvez arrependido de suas práticas ou então querendo investir em algo novo, Acton anunciar que sairia do WhatsApp no final do ano passado para investir em sua organização sem fins lucrativos Signal. Uma de suas apostas é o desenvolvimento de tecnologias que tenham a privacidade e a criptografia como pontos fundamentais em seus usos.

Facebook está perdendo dinheiro

Dias depois do escândalo, o Facebook tenta de todas as formas reverter as denúncias. Investigações nos Estados Unidos e Reino Unido já começaram, inclusive.

Nessa terça-feira (20), a empresa havia registrado perda de quase 50 bilhões em seu valor de mercado.

Depois de tudo isso, caso queira deletar o seu perfil no Facebook, saiba que existem duas formas para você desabilitar o seu perfil.

Em uma das maneiras é possível recuperar sua conta depois caso queira. Na outra, isso não é possível.