Economia

Crise deve forçar manutenção do preço do pescado na Semana Santa

Aprenda dicas de como comprar peixe de boa qualidade

Por 7Segundos 22/03/2018 10h10
Crise deve forçar manutenção do preço do pescado na Semana Santa
Peixes na balança de Pajuçara - Foto: Val Jonh

A proximidade da Samana Santa impulsiona maior movimentação na balança da Pajuçara e no Mercado da Produção, em Maceió. Entretanto, a crise deve obrigar vendedores a segurar o preço dos peixes e outros pescados na época em que as iguarias são mais procuradas pelos consumidores.

O 7Segundos foi até a a balança, na biarro da Pajuçara, e conversou com a vendedora Valdilene. Ele nos contou sobre a variedades de peixes e outros pescador oferecidos nessa época do ano: “Graças a Deus esse ano não vai faltar peixes, já que em anos anteriores faltou”, ressalta a vendera. A vendedora ainda confirmou que em razão da crise em todo o país os preços não devem sofrer grande aumento esta semana e nem durante a Semana Santa. O quilo do pescado deve sair R$ 2,00 mais caro do que o praticado no resto do ano.

Valdilene também dá dicas de como identificar quando o peixe é fresco ou quando não está bom para o consumo. “Os olhos têm que ficar bem transparente brilhante, as guelras vermelhas, quando apertar vai sentir a firmeza na carne, vai fazer uma ‘barroquinha’ mas vai subir, a escama tem que está bem aderente e com brilho [sic]”, explica.

Ela orienta ainda a ter cuidado com peixes congelados. Alerta que o pescado perde qualidade de for congelado e descongelado várias vezes. O maior prejuízo para o consumidor em cassos como esse é a perda da qualidade do sabor do pescado. 

Em relação a compra de peixes em posta, a dica da vendedora é comprar elas bem frescas ou bem congeladas.