Cidadania

Governo lança Cidadão Legal que reinsere dependentes químicos ao mercado de trabalho

Evento ocorre nesta segunda-feira, às 9h, no Centro Cultural e de Exposições, com participação do governador Renan Filho e várias empresas

Por Agência Alagoas 25/03/2018 14h02
Governo lança Cidadão Legal que reinsere dependentes químicos ao mercado de trabalho
Governo lança Cidadão Legal que reinsere dependentes químicos ao mercado de trabalho - Foto: Divulgação

O governador Renan Filho participa nesta segunda-feira (26) do lançamento do projeto Cidadão Legal, que será coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). O programa visa atender e levar cidadania aos dependentes químicos recuperados pela Rede Acolhe e ocorre a partir das 9h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

O Cidadão Legal objetiva reinserir os dependentes em recuperação no mercado de trabalho e surge para fortalecer a Política sobre Drogas em Alagoas, que já conta com programas consolidados como Anjos da Paz e Agentes da Paz. Este novo programa irá proporcionar a facilitação e articulação para emissão de documentos, como Registro de Nascimento, CPF, Carteira de Trabalho, dentre outros.

“A documentação se faz necessária uma vez que, em sua maioria, são exigências no momento de contratação para uma vaga de trabalho. Logo, nosso maior intuito é proporcionar maiores condições de reinserção social e produtiva para os dependentes químicos recuperados pela Rede Acolhe”, explicou a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt.

O programa Cidadão Legal já nasce com a marca de mil dependentes químicos recuperados beneficiados, que receberão, durante o evento de consolidação do programa, mais de 20 documentos cada um.

Ainda durante o evento, a Seprev disponibilizará uma “feira de empregos”, na qual mais de 10 empresas privadas estarão recebendo currículos e gerando oportunidades de emprego e renda, além de capacitações, para os dependentes químicos beneficiados pelo Cidadão Legal. Estarão no evento as empresas Ferreira Hora, V2 Construções, Seabra Engenharia, Humberto Lobo, Telesil, Adesh Cursos, Engemat, Vital Serviços, W. Correia, além do Sindiaçúcar e Sinduscon.