Justiça

Fiscal de renda é preso novamente após violar uso de tornozeleira eletrônica

Marco Cesar Lira de Araújo é acusado de receber propina para evitar fiscalizações contra empresários

Por Redação com assessoria 20/04/2018 09h09
Fiscal de renda é preso novamente após violar uso de tornozeleira eletrônica
Operação Polhastro - Foto: Assessoria

Foi preso nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (20), o fiscal de renda da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Marco César Lira de Araújo. Ele é acusado de praticar sonegação fiscal e de integrar a organização criminosa investigada na Operação Polhastro.

Marco César foi preso, por volta das 5h, em sua residência, na Rua José Agostinho, no bairro do Poço, em Maceió. A prisão do fiscal foi decretada porque ele teria deixado a tornozeleira eletrônica descarregar seis vezes, ficando o  aparelho desligado entre 46 minutos, na menor ocorrência, a dois dias, na maior.

Ao ser intimado para se manifestar sobre o descumprimento do monitoramento eletrônico, o fiscal informou que o fato ocorrido teria acontecido por uma falha no aparelho. Ele alegou ainda, que, em virtude de já ter havido o oferecimento de denúncia, as demais medidas seriam suficientes para garantir a continuidade das investigações, e requereu a retirada da tornozeleira.

O relator do processo, juiz convocado Maurílio da Silva Ferraz, destacou que havia concedido a conversão da prisão preventiva em medidas cautelares, por acreditar que seriam suficientes para a conveniência da instrução criminal, no intuito de impedir que o agente investigado pusesse em risco a regular e livre produção de provas. 

Segundo as investigações, Marco César teria recebido R$ 30 mil de propina do empresário Cláudio de Siqueira para orientá-lo em como proceder para evitar auditores-fiscais “mal-intencionados”, auxiliando em questões fiscais e jurídicas.

Em busca realizada na casa do empresário, teria sido encontrada uma carta supostamente escrita pelo réu com as orientações.