Polícia

Ex-prefeito de Rio Largo é preso pela Polícia Federal em Recife

Toninho Lins estava foragido da Justiça alagoana

Por Redação 23/04/2018 18h06
Ex-prefeito de Rio Largo é preso pela Polícia Federal em Recife
Ex-prefeito Antônio Lins de Souza Filho - Foto: Internet

O ex-prefeito de Rio Largo, Antônio Lins de Souza Filho, o Toninho Lins, foi preso na tarde desta segunda-feira (23) pela Polícia Federal (PF). O ex-prefeito estava foragido da Justiça alagoana e foi localizado no bairro Torre, na cidade do Recife, em Pernambuco.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Polícia Federal, Toninho Lins será submetido ao Exame de Corpo de Delito e, posteriormente, encaminhado para o Sistema Prisional de Alagoas.

Toninho Lins foi condenado a 16 anos e dois meses por apropriação de bens públicos, falsificação de documentos, fraude em licitações, entre outros crimes. A pena, que também inclui o pagamento de multas, foi imposta pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), em setembro de 2016.

As irregularidades estariam em três licitações, uma destinada à locação de caminhões para limpeza das fossas de escolas, postos de saúde e casas da população em geral; outra para a execução de serviços de limpeza das caixas d’águas e cisternas de escolas, postos de saúde e demais órgãos municipais; e a última para a aquisição de material elétrico para uso da Secretaria Municipal de Obras.

Conforme o processo, havia o envolvimento fictício de empresas reais, com a efetivação de empenhos e pagamentos sem que os serviços tenham sido efetivados ou os produtos tenham sido adquiridos. Ou, ainda, empresas contratadas davam ao dinheiro público uma destinação lucrativa para os envolvidos.