Geral

Presidência e Comunicação do TJAL lamentam falecimento do jornalista Vladimir Calheiros

Diretor adjunto, responsável pela ampliação da comunicação do Judiciário alagoano, será sepultado nesta quinta-feira (10), às 11h, no Parque das Flores

Por Assessoria 10/05/2018 06h06
Presidência e Comunicação do TJAL lamentam falecimento do jornalista Vladimir Calheiros
Jornalista Vladimir Calheiros, diretor adjunto de Comunicação do TJAL - Foto: Caio Loureiro

Conhecido por todos como “mestre” por sua gentileza e notável sabedoria, o jornalista Vladimir Calheiros, diretor adjunto da Comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), faleceu, na tarde desta quarta-feira (9), com 82 anos, devido a uma pneumonia. O sepultamento será realizado nesta quinta-feira (9), no Campo Santo Parque da Flores, às 11h.

A Presidência do TJAL destacou a contribuição do jornalista que, em mais de meio século de carreira, dedicou cerca de 18 anos à comunicação do Tribunal. Vladimir Calheiros foi responsável pela ampliação e estruturação da comunicação do Judiciário de Alagoas. “Nós perdemos um grande colaborador que contribuiu muito para a divulgação do trabalho realizado pela Justiça”, disse o presidente Otávio Praxedes.

Vladimir Calheiros trabalhou em grandes jornais, como Jornal do Commercio, Gazeta de Alagoas e Tribuna de Alagoas. Também atuou na assessoria de comunicação do TRE/AL, antes de assumir a então assessoria de comunicação do TJAL, no início da década de 2000. Foi a partir desse momento que ele contribuiu para criação da lei que daria origem à atual Diretoria de Comunicação do TJAL.

O diretor de Comunicação do TJAL, Maikel Marques, destacou o respeito com que Vladimir Calheiros tratava a todos e o seu espírito de liderança. “Ele não tinha dificuldade nenhuma em apostar nos talentos com quem trabalhou. Às vezes, eu apresentava umas ideias e ele dizia para eu colocar para frente. Ele não tinha egoísmo nenhum no gerenciamento de pessoas”, destacou.


Equipe da Diretoria de Comunicação do TJAL com o mestre Vladimir Calheiros (no meio). Foto: Dicom TJAL

O ex-diretor adjunto do TJAL, Tarcísio Tenório, que acompanhou a chegada do mestre no TJAL, contou que Vladimir Calheiros, contando apenas com um computador, um fax e um telefone, conseguiu enxergar o talento dos servidores que trabalhavam em outros setores e ampliou o trabalho da assessoria.

“Foram pessoas em que ele confiou, ele identificava perfis que podiam colaborar e aí com a experiência dele de ex-editor do Jornal do Commercio, editorialista conceituadíssimo por todos os seguimentos pelos quais passou, deu essa expansão no setor”, contou.

À frente da comunicação do Judiciário, Vladimir Calheiros dava total liberdade aos colegas de trabalho e sempre que a imprensa buscava por quaisquer informações, ele lembrava que “a melhor mentira é a verdade”.

Todos que conheceram o jornalista lembram de alguma de suas histórias de aventuras em busca de notícias, como quando localizou e entrevistou Floro Gomes de Novais, um dos pistoleiros mais temidos do Sertão Pernambucano, em 1970. Por duas vezes, Vladimir Calheiros foi vencedor do prêmio Esso, o mais importante do jornalismo brasileiro.

Além de sua vasta experiência profissional, Vladimir Calheiros também era admirado pelos seus colegas pela sua presteza e cordialidade. Há alguns anos, o jornalista lutava contra um câncer. Nas últimas semanas esteve internado para tratar de uma pneumonia, vindo a falecer.