Educação

Protesto do Sinteal por aumento de salário tem estudantes entre manifestantes

Por Da Redação 10/05/2018 14h02
Protesto do Sinteal por aumento de salário tem estudantes entre manifestantes
Manifestantes não concordaram com decisão do governo - Foto: Sinteal

Integrantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) realizaram na manhã da quarta-feira (09) protesto cobrando aumento de salário para a categoria. A manifestação se deu depois do governo encaminhar para a ALE, através de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), proposta de aumento de 2,95% para os servidores públicos e excluir profissionais do magistério.

Na mensagem do Executivo, o governador Renan Filho (MDB) esclarece que a categoria é favorecida pelo reajuste do piso nacional que trata a Lei nº 11.738, de julho de 2008, e por essa razão, não deveriam ser contemplados. Mesmo assim, cerca de 15 pessoas se mobilizaram em frente ao Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) para protestar contra o termo da proposta que exclui os profissionais da categoria.

A manifestação aconteceu no Cepa, onde era comemorado os 60 anos de atividades do Centro. Cerca de 600 participavam do evento, mas somente um pqueeno grupo se uniu aos sindicalistas, alguns de seus integrantes eram alunos. O grupo usou uma faixa pedindo aumento salarial e alegava se tratar de ato legítimo e democrático.

Sobre o aumento
O Governo de Alagoas alega ser um dos poucos estados que têm conseguido pagar os salários em dia e que concedeu reajuste aos servidores no ano passado.

Tags: