Brasil

TCU irá investigar esquema de corrupção evolvendo deputado alagoano

Esquema envolve membros do PP entre eles, Arthur Lira

Por 7Segundos com IstoÉ 18/05/2018 19h07
TCU irá investigar esquema de corrupção evolvendo deputado alagoano
Deputado Federal Artur Lira - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) irá abrir uma investigação para apurar um suposto esquema de favorecimento de membros do Congresso através de verbas da Saúde.

A reportagem publicada no dia 11 de maio pela Revista IstoÉ mostra uma distribuição de valores de emendas por Estado, de acordo com o número de cidades, dada aos parlamentares do Partido Progressista (PP), e nisto entra o deputado federal, Athur Lira.

Alagoas recebeu aproximadamente R$ 219 milhões, ficando em terceiro lugar na colocação de recebimento, sendo que é o 17º estado em número de municípios.

De acordo com a reportagem o esquema foi montado pelo presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira (PI), pelo então ministro da Saúde, deputado Ricardo Barros (PR), e pelo alagoano, ex-presidente da Comissão do Orçamento.

Os três articularam o ingresso de sete desses novos deputados ao partido em março, durante a abertura da “janela partidária” – período em que a Justiça Eleitoral permite a troca de partido para a disputa de novo mandato.

A cooptação ocorreu por meio de dinheiro do Fundo Nacional da Saúde (FNS) para os municípios onde os deputados têm base eleitoral. Além dos recursos da Saúde, os parlamentares obtiveram a promessa de receber R$ 2,5 milhões do Fundo Partidário para cada um tocar sua campanha à reeleição este ano.

O TCU informou nesta quarta-feira (16) que as supostas irregularidades denunciadas na IstoÉ devem ser apurada.

“Chegaram ao meu conhecimento indícios de irregularidades, noticiados pela imprensa, envolvendo a distribuição de recursos do Fundo Nacional de Saúde. As informações relacionam esses fatos à edição de Portaria pelo Ministério da Saúde com vistas a simplificar as normas de repasse do FNS, o que evidentemente dificulta o controle”, diz o comunicado.

O TCU irá acionar a Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex) para atuar com urgência no  processo.

Em resposta, deputado entrou em contato com o 7Segundos e prestou esclaricimento através de nota que segue abaixo na íntegra:

Chegou ao meu conhecimento a matéria publicada por este Blog, onde reedita matéria da revista Isto É, matéria que se distancia muito da verdade, e com certeza atendendo a interesses políticos. Não tenho nada contra a reeditar qualquer tipo de matéria, desde que seja pautada na ética e na absoluta verdade.

Escrever que o TCU vai investigar matéria de revista é absurdo e beira a irresponsabilidade. Não quero acreditar que a força do dinheiro público estadual tenha a capacidade de comprar opiniões editoriais, não acredito que estejamos na época de pistoleiros da caneta. O Governo estadual continua a fazer a sua principal obra que é mentir para a população alagoana.

Agora, que estamos próximos das eleições partem para o jogo sujo da política, fazendo ataques pessoais a minha honra.

Quero deixar bem claro que, quem esta acostumado a mentir, enganar e esconder os graves problemas que o estado enfrenta, não tem autoridade moral para falar de ninguém, principalmente por estar envolvido até o pescoço em fraudes e corrupção, basta ver a última operação da PF que teve como alvo a Secretaria de Saúde do estado.

Sou Deputado Federal graças a confiança da população alagoana e tenho trabalhado para cumprir a minha obrigação, que é de buscar recursos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de cada cidadão alagoano. E é assim que vou continuar fazendo.