Política

Governador em exercício recebe presidentes de órgãos e participa da reunião do Conseg

Nesta terça-feira (22), Otávio Praxedes visita comando do PM e Secretaria de Segurança Pública

Por Agência Alagoas 22/05/2018 09h09
Governador em exercício recebe presidentes de órgãos e participa da reunião do Conseg
Governador em exercício participa da 13ª sessão ordinária do Conselho Estadual de Segurança Pública ,no Auditório Aqualtune - Foto: Márcio Ferreira

O governador em exercício, Otávio Praxedes, teve uma agenda movimentada nesta segunda-feira (21). No Palácio República dos Palmares, ele recebeu, em audiências, secretários de Estado e presidentes de órgãos. Os compromissos foram finalizados com uma breve participação na 13ª sessão ordinária do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), realizada no Auditório Aqualtune.

“Como presidente do Tribunal de Justiça e como governador em exercício estou observando a importância desse Conselho, dentro do contexto do Estado de Alagoas. É um Conselho que, hoje, define metas a respeito do que é mais importante em nossas vidas, em nosso cotidiano, que é a segurança pública, uma prioridade nacional e local. Hoje, é o Conselho quem aponta e orienta o Governo do Estado sobre as medidas que devem ser tomadas no sentido de melhorar a segurança pública. Tenho certeza que esse é o mesmo entendimento do governador Renan Filho”, disse Otávio Praxedes.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) assumiu interinamente o Governo do Estado na quinta-feira (17) e fica à frente do Poder Executivo até 26 de maio, período em que o titular, Renan Filho, estará em férias.

Otávio Praxedes explicou que a participação na reunião do Conseg fez parte das visitas institucionais que fará, durante o exercício da função de governador, aos órgãos que têm interlocução com o sistema de Justiça, dentre os quais a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Comando da Polícia Militar, que ocorrem nesta terça-feira (22), a partir das 9h.

Além disso, na quinta-feira (24), o governador em exercício fará uma visita ao Hospital Metropolitano, no Tabuleiro do Martins, considerada “a maior obra física que está sendo executada hoje, em Alagoas”. Na sexta-feira (25), ele recebe no TJ/AL a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, para a reunião do Colegiado de Presidentes de Tribunais de Justiça de todo o país.

Nessa segunda-feira (21), Otávio Praxedes iniciou a agenda pela manhã recebendo o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro; o juiz auxiliar da Presidência, Hélio Pinheiro, e o diretor financeiro do TJ/AL, Renato Teixeira. No início da tarde, ele se reuniu no TJ/AL com todos os desembargadores.

Por volta das 15h, o governador em exercício recebeu o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), Pedro Inácio da Silva, e o desembargador Marcelo Vieira.

Pedro Inácio desejou sucesso ao colega desembargador no período em que chefiará o Executivo estadual, lembrando que os desafios não serão maiores do que os já enfrentados pelo colega à frente do Poder Judiciário. "Tenho certeza que a sobriedade e o equilíbrio com que Vossa Excelência conduz nosso Tribunal de Justiça estarão presentes também em sua gestão no Governo de Alagoas", afirmou.

Em seguida, Otávio Praxedes reuniu-se com ex-governador de Alagoas, Manoel Gomes de Barros, o ‘Mano’, e com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Otávio Lessa. Com o conterrâneo Mano, o governador em exercício tratou da situação das terras da Usina Laginha, em União dos Palmares, que integram a massa falida da Agroindustrial.

“Estamos tratando, mais uma vez – já conversamos com o governador Renan Filho – para que possamos estudar, com o auxílio de técnicos, formas de viabilizar aquelas terras que estão ociosas e encontrar uma alternativa para gerar emprego e renda. É disso que União dos Palmares está precisando”, disse o ex-governador.

As audiências foram encerradas com a reunião entre o governador em exercício e a presidente do TCE/AL, Rosa Albuquerque. “Essa visita serve especialmente para demonstrar o nosso apoio, o nosso apreço, o nosso respeito ao desembargador-presidente Otávio Praxedes, que desempenha, nesse momento, a função nobre e merecida de governador do Estado”, afirmou a conselheira.