Meio ambiente

Desmatamento ilegal aumenta durante período de festejos juninos

Árvores protegidas por lei são cortas para a confecção de fogueiras

Por Marcos Filipe Sousa 11/06/2018 16h04
Desmatamento ilegal aumenta durante período de festejos juninos
Fogueira - Foto: Ilustração

As tradicionais fogueiras juninas podem trazer consequências sérias para a natureza. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), o número de denúncias de desmatamento ilegal aumenta durante este período.

A engenheira ambiental, Louise Andrade, explicou que certos tipos de árvores são protegidas por lei. “São as nativas do país, como aroeira e craibeira. Estas não podem em nenhuma hipótese serem derrubadas”.

As espécies que podem ser utilizadas são as classificadas como “exóticas”, que não são típicas da flora nacional. “Neste caso temos a mangueira ou a jaqueira”. A engenheira ainda explicou que independente da origem, a população não pode desmatar em regiões próximas a rios.

Louise informou que fogueiras próximas à fiação elétrica e mata, também são proibidas. “Faíscas podem destruir a rede de energia, e em vegetação podem se espalhar e causar um incêndio maior”.

A população pode denunciar desmatamento ilegal através do aplicativo do IMA para smartphone ou através do número 9 8833-9412.