Saúde

Como evitar problemas de saúde durante os jogos da Copa do Mundo

Médico dá dicas para os torcedores mais exaltados

Por Marcos Filipe Sousa 14/06/2018 16h04
Como evitar problemas de saúde durante os jogos da Copa do Mundo
O médico Dieggo Melo alertou sobre os cuidados que os torcedores devem ter - Foto: Cortesia

Finalmente começou nesta quinta-feira (14) a Copa do Mundo na Rússia. Agora, os brasileiros contam os dias para a estreia no Brasil no próximo domingo (17). Mas é preciso ter cuidado com o corpo, principalmente os torcedores que possuem alguma restrição médica.

O torcedor fanático precisa ter cautela. As chances de um infarto nos períodos de realização da Copa é maior do que em qualquer outra época do ano. É o que aponta uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP): o índice de pacientes infartados nessas épocas cresce de 4% a 8%.

“Sabemos que a relação entre corpo e mente é próxima o suficiente para que um exerça influências sobre o outro. Desta forma, a exposição de pessoas predispostas a fatores estressantes, pode resultar em desfechos preocupantes. Este é o caso, por exemplo, de pessoas com hipertensão arterial ou demais fatores de risco cardiovascular que podem sofrer eventos agudos como acidente vascular cerebral ou infarto agudo do miocárdio”, informou o médico, Dieggo Melo.

Ele lembrou que as partidas acirradas podem gerar conflitos emocionais e criando problemas em pessoas mais sensíveis. “É o caso de pessoas que sofrem de ansiedade generalizada, transtorno de pânico, transtorno explosivo intermitente, dentre várias outras condições suscetíveis a fatores ambientais”.

Nas partidas as pessoas geralmente consomem bebidas alcoólicas em excesso. O médico explica se a mistura perigosa para o organismo.

“É essencial evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso de maneira geral e não se deve esquecer que álcool e direção não combinam. Logo, deve-se consumir bebidas com moderação, sempre acompanhadas de hidratação concomitante. Além disso, aqueles que fazem uso de determinadas medicações devem estar atentos à interação entre elas e o álcool e apenas consumir  sob orientação médica quando possível. Na dúvida, é prudente evitar”.

Então como se preparar para os jogos da seleção brasileira? O médico explica que os cuidados começam antes mesmo das partidas, com hábitos saudáveis no cotidiano.

“Deve-se ficar atento para manter hábitos saudáveis, como boa hidratação, sobretudo durante o consumo de álcool, além de preferir petiscos saudáveis com a menor quantidade de conservantes possível, evitando-se frituras e alimentos industrializados e consumindo os demais com moderação”, colocou.

Os cuidados devem ser maiores para pessoas que sofrem de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade, que costumam abrir “exceções” durante eventos comemorativos como estes.

“Há sempre formas criativas de manter a saúde e curtir as partidas sem prejudica-la. Na dúvida, uma boa pedida é pedir ajuda a um profissional de nutrição e encontrar as melhores alternativas”, reforçou Melo.